Em abril, pelo segundo mês seguido, a atividade foi a que mais sofreu com o efeito de portas fechadas por causa da covid-19.
Em abril completou um mês inteiro de comércio fechado por causa da covid-19 no Brasil, desde que foi decretada a quarentena em meados de março. O efeito das portas abaixadas foi devastador para as vendas das lojas de vestuário, tecidos e calçados. Caíram 60% sobre março, tanto em volume quanto em receita nominal, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Pelo segundo mês consecutivo, o varejo de moda foi a atividade com maior queda entre as oito analisadas pela pesquisa. O comércio brasileiro como um todo recuou 16,8% em volume de vendas e 17% em receita em relação a março. Essa variação mensal é a mais baixa desde que o IBGE começou a fazer a pesquisa em 2000. Reflete também os impactos no comércio do quadro de isolamento social com menos pessoas saindo às ruas.
IMPACTO ACUMULADO NO ANO
Para moda, a queda permanece abrupta na comparação com o ano passado. Sobre abril de 2019, caiu 75,5%, em volume e em receita.
O comércio em geral recuou 16,8% sobre o mesmo mês do ano passado em volume de vendas e 13,7% em receita.
Com essa variação negativa de abril, o acumulado do ano aprofundou as perdas. De janeiro a abril, o varejo de moda diminuiu 28,5% sobre igual período de 2019, em volume de vendas, e 27,9% em receita nominal.
A comparação com o mesmo período para o comércio geral mostra declínio bem mais suave, de 3% em volume de vendas. Porém, em receita nominal o setor acumula alta de 0,7%.
DESEMPENHO DE MODA NOS ESTADOS
Abril não foi bom para o comércio de moda dos 12 estados que são destaque na pesquisa do IBGE. Todos apresentaram redução de vendas no acumulado do ano até abril, em volume e receita. A maior queda foi registrada pelo varejo de moda do Rio Grande do Sul. Reuou 38,60% em volume e 37,70% em receita.
O menor recuo foi observado pelo comércio mineiro de vestuário, tecidos e calçados. Sobre janeiro a abril de 2019, as lojas acumulam diminuição de 13,90% em volume e de 13,80% em receita nominal.
Veja a seguir o gráfico com a evolução das vendas do varejo de moda e do comércio em geral. Clicando na seta, confira os indicadores acumulados de janeiro a abril de cada um dos 12 estados.