Em novembro, a alta dos preços no varejo foi de 2,2%, e embora esperada para essa época do ano, ficou acima da média dos últimos anos, aponta pesquisa da Fipe.
Os números divulgados pelo FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) sobre o Índice de Preços ao Consumidor do município de São Paulo, o IPC, apontou aumento na inflação do setor de vestuário. Em novembro de 2011, os preços das roupas no varejo subiram 1,36%, enquanto a inflação de novembro deste ano ficou em 2,22%. Quando comparado a outubro, a alta dos preços foi bem maior, já que no mês anterior os preços tiveram queda de 0,17%. Segundo a Fipe, vestuário foi a categoria com maior aumento em novembro, seguida de despesas pessoais com uma inflação de 1,64% e alimentação, com 0,89%.
Rafael Costa Lima, coordenador do IPC, explica que o aumento dos preços do vestuário se deve aos lançamentos das coleções de verão 2013, que chegam aos pontos de vendas de varejo entre outubro e novembro. Ele acrescenta, ainda, que outro fator também contribuiu para a alta dos preços, porém com menor impacto: o início das compras de final de ano. O economista avalia que os preços devem baixar e estabilizar nas próximas semanas. Embora esperada, o tamanho da alta do vestuário surpreendeu a equipe.