
Entre os maiores fabricantes de denim do mundo, a Vicunha fez o lançamento da coleção que traduz as tendências da temporada SS27.
Com tecidos que aliam design, conforto e menor impacto ambiental, a Vicunha Têxtil amplia as possibilidades criativas para o jeans com uma nova geração de produtos, que traduz as tendências para a temporada SS2027. Amparada pela inovação têxtil como motor da moda, a empresa fez o lançamento na semana passada das linhas de denim e denim colour para atender a um mercado que exige cada vez mais autenticidade, tecnologia e, acima de tudo, consciência ambiental.
Neste segundo lançamento de 2025, a Vicunha reafirmou seu papel de protagonismo e liderança no setor, oferecendo soluções que atendem às demandas do mercado. “Mais do que tecidos, apresentamos soluções que traduzem o espírito do tempo e antecipam os movimentos do jeanswear. Nossa coleção amplia as possibilidades de criação, com tecidos versáteis e autênticos que inspiram novas narrativas de estilo e identidade”, afirma Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha.
Ancorada nas principais tendências da temporada Primavera-Verão 2027 (SS27), o lançamento da Vicunha mantém o olhar atento às transformações culturais, sociais e comportamentais que influenciam o consumo de moda. Assim, entre as novidades das famílias de produtos, Chico Gonzalez, coordenador de moda da empresa, destaca bases de quase 12oz, como o Sagres, de maneira a atender a moda que resgata o denim baby blue e tecido com cara de pesado, mesmo no verão.
“É para detonar, para rasgar, para fazer sobretingimento, enfim, para trazer a boa e velha alma denim, do autêntico jeans”, comenta o executivo. Ele também destaca o denim colour Itália, uma base Maquineta Athletic que conta com stretch combinado ao fio penteado leve, entregando ótimo caimento, conforto, toque suave, liberdade de movimento e visual contemporâneo. O tecido é apropriado para peças que transitam entre o casual e a alfaiataria moderna.
Para a nova coleção, a Vicunha aborda a importância das texturas, aplicadas em listras sutis e geometrias criativas, como de mini colméias, em releituras de clássicos que ressurgem com força.
A empresa reforçou ainda a gama de artigos que integram o selo Zero Fresh Water, que conta com tecidos produzidos com água de reúso. É o caso do Catarina Dark Blue Plus; do Catarina Baby Blue Plus; do Ester Dark Blue Plus; e do Missy Black BW Plus.
TENDÊNCIAS SS27
Entre o afeto ao passado e a clareza do presente, a área de tendências da Vicunha propõe uma leitura contemporânea do jeans na temporada Primavera-Verão 2027 (SS27). As referências transitam entre a memória afetiva de lavagens suaves, cores nostálgicas e acabamentos que evocam o tempo — e a medida precisa de shapes bem construídos, volumes controlados e sofisticação silenciosa. Essa dualidade traduz um novo desejo: vestir histórias, mas com intenção, estrutura e propósito.
1. A poética do baby blue e do tempo
O azul claro ressurge como protagonista, com lavagens pálidas e solarizadas. O tom não apenas evoca frescor, com também transmite uma aura vintage que transforma o jeans em uma peça de valor afetivo. É uma estética que dialoga com a memória, buscando a beleza sensorial e atemporal.
2. O equilíbrio entre o solto e o escultural
A construção das peças reflete o desejo por liberdade com elegância. Formas amplas e relaxadas, com bainhas largas e volumes bem distribuídos, contrastam com bases mais estruturadas que moldam o corpo de maneira precisa. O resultado é o equilíbrio visual entre conforto e design, com cintura marcada e silhuetas que valorizam o corpo sem excessos.
3. Sofisticação, tons de afeto e superfície imperfeita
No denim color, a tendência é a sofisticação discreta. Cores neutras e tecidos com toque refinado ganham protagonismo, em formas que alternam entre o desconstruído e o funcional. Ao mesmo tempo, a paleta de cores terrosas que aos poucos migra para o terracota valoriza tons secos e desgastes delicados, assim como abre espaço para os rosados.
A busca pela beleza real, que não é perfeita, manifesta-se na valorização de tecidos com aparência vivida. Essa estética reforça a ideia de que a superfície imperfeita conta uma história, sendo, por isso mesmo, autêntica e bela.
4. Reinvenção do clássico
A essência do jeans clássico encontra, então, nova direção na personalização. A tendência abraça formas amplas e relaxadas que dialogam com detalhes de destroyed, aplicações de patches e outras intervenções criativas.
5. Black denim refinado
O preto intenso do black denim possibilita profundidade sofisticada para a construções tanto de looks urbanos e contemporâneos quanto para alfaiataria com refinamento minimalista.
CONHEÇA A NOVA GERAÇÃO DE TECIDOS
No quadro abaixo, o painel interativo mostra os lançamento da segunda coleção do ano da Vicunha. Nele, é possível navegar rapidamente pelo nome dos tecidos e, ao clicar em cada card, acessar informações detalhadas — como composição, acabamento, aplicações e diferenciais sustentáveis.
Use os filtros se quiser buscar artigos de acordo com os atributos que mais interessam ao seu processo criativo: cor, toque, peso, construção, elasticidade e muito mais.
Explore, compare e inspire-se.
foto: Zé Takahashi
GBL BRANDS : Conteúdo patrocinado pela marca