Novo documento reforça o compromisso da empresa com a transparência
A Vicunha publica o seu terceiro Relatório de Sustentabilidade, destacando com transparência o compromisso sustentável da empresa em 2023. Em sua mensagem de abertura, o presidente da companhia Marcos Antonio De Marchi ressalta as conquistas do ano, afirmando que os resultados refletem uma gestão que coloca a sustentabilidade ambiental e social no centro. Entre as principais iniciativas estão avanços nas áreas de saúde e segurança, ética e conduta, responsabilidade social e ações para o uso eficiente de água, algodão e outros tipos de insumos produtivos.
SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO
O Relatório de Sustentabilidade 2023 confirma que a Vicunha mantém seu pioneirismo no uso de algodão regenerativo, ampliando globalmente a utilização da matéria-prima em sua produção. A empresa pretende aumentar em até 15% a quantidade de tecidos produzidos com algodão regenerativo até 2025.
Além disso, em 2023 foi inaugurado o V.Laundry, o primeiro centro de inovação em jeanswear da América Latina, que possibilita o desenvolvimento de coleções de moda com menos uso de água, químicos e com menor tempo de criação. Também no ano passado, a empresa iniciou os testes da VSA, uma estação de tratamento de água e esgoto inaugurada em 2024. O projeto tem como objetivo zerar o consumo de água de mananciais no processo fabril, passando a usar esgoto urbano tratado na operação industrial.
No Brasil, a empresa realizou a recirculação de mais de 148 milhões de litros de água em 2023 – e economizou 227 milhões de litros de água em suas unidades globalmente. A empresa também reciclou 70% dos resíduos gerados, incluindo 9 mil toneladas de algodão.
INVESTIMENTOS SOCIAIS E PARCERIAS
Ao longo de 2023, a Vicunha investiu mais de R$ 700 mil no Projeto Pescar, iniciativa voltada para o desenvolvimento social e profissionalizante de jovens em situação de vulnerabilidade social. O banco de tecidos V.Tex contribuiu para a prática da moda sustentável, com a doação de tecidos para mais de 120 iniciativas, colaborando com ações sociais e ambientais. Além do apoio a pequenas marcas, estilistas e costureiras, parcerias com empresas renomadas como Calvin Klein, Damyller, C&A e Renner reforçaram o compromisso da Vicunha com a sustentabilidade e a moda nacional.
GOVERNANÇA E TRANSPARÊNCIA
A empresa também relançou seu Código de Ética e Conduta e ministrou quase 10 mil horas de treinamento para mais de 5,7 mil funcionários. Lançou ainda uma Política Anticorrupção, estabelecendo diretrizes para interações com clientes, fornecedores e parceiros.
RESULTADOS DE 2023
- 227 milhões de litros de água economizados
- 9 mil toneladas de algodão recuperadas e recicladas
- Redução de 11% no consumo de energia
- 886 novas contratações
- 550 funcionários promovidos
- R$ 1,7 milhão investidos em capacitação de funcionários
- Mais de 85 mil horas de treinamento promovidas
- Presença em mais de 20 países
PLANOS
Para 2024, a Vicunha planeja investir R$ 20 milhões em melhorias nas práticas de saúde, segurança e meio ambiente. Até 2030, a empresa pretende aumentar a eficiência do uso da água, reduzindo o consumo e zerando a captação de água de mananciais de superfície no Ceará. Além disso, almeja produzir 5 milhões de metros de tecidos por ano com algodão regenerativo até 2030.
Com essas iniciativas, a Vicunha reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e o bem-estar de seus funcionários e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia jeanswear e consolidando-se como líder no setor têxtil e de moda.
“O ano de 2023 foi um marco para a Vicunha e reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Estamos orgulhosos dos avanços que fizemos em saúde, segurança e bem-estar dos nossos funcionários, assim como nas nossas práticas ambientais e sociais. Acreditamos que a transparência em nossas operações é fundamental para construir um futuro mais sustentável e justo. Continuaremos a investir em iniciativas que protejam o meio ambiente e também promovam o desenvolvimento de nossas comunidades, fortalecendo nosso papel como líder no setor têxtil”, afirma Marcos De Marchi, CEO da Vicunha.
fotos: divulgação Vicunha