Ferramenta permite análise e acesso a dados sobre o comportamento do mercado ao longo de todo o ano, com variação mensal e acumulado
Atualizada em 11/12/2025

Monitor é uma nova seção do GBLjeans, criada em 2024, que funciona como uma ferramenta de pesquisa intuitiva e fácil de usar. Com a crescente demanda por dados detalhados na moda, o GBL Monitor contempla diferentes indicadores setoriais de moda, agora inciando variáveis de 2025. Representa uma base sólida, construída a partir das pesquisas divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
Em indicadores setoriais de moda 2025, a ferramenta mostra dados de preços industriais, das vendas do varejo brasileiro, da produção têxtil e de vestuário, de inflação setorial, com recortes para roupas e calçados. Permitindo observar o panorama como um todo.
Tem por base as pesquisas do IBGE: PIM, IPP, IPCA e PMC
Basta escolher o período na caixa de seleção do quadro interativo para conferir dados por mês ou acumulado no semestre e no ano. Os dados mais recentes para 2025 são os de janeiro, começamos por aí.
O quadro interativo vai sendo atualizado mensalmente a cada nova divulgação do IBGE.
EXPLORE O GBL MONITOR
Com o Monitor, o GBLjeans dá ao leitor a opção de observar o mercado de moda sob diversas perspectivas. Para um panorama mais geral, que permite análise cruzada, consulte o Indicadores Setoriais.
Tem Monitor para Inflação de Roupas, desdobrada em geral e segmentada (Masculinas, Femininas e Infantis), para Inflação de Calçados.
Também contempla a balança comercial do setor, mostrando dados oficiais de importação e exportação do Brasil. Consulte dados do comércio exterior do setor têxtil como um todo e por segmentos – denim, algodão e roupas.
O GBL Monitor consolida todos os dados na mesma base, gratuita e aberta à consulta pública.
Querendo estender a análise para 2024 consulte o Monitor para Indicadores Setoriais, Inflação de Roupas, Inflação de Calçados, Balança Comercial.
Em um mundo onde a informação é poder, o Monitor se posiciona como um recurso indispensável para qualquer empresa que deseja se manter à frente da concorrência.
DESTAQUES DE OUTUBRO
Para comparação dos indicadores setoriais de outubro em relação aos índices gerais do mês.
:: IPP Geral = queda de 0,48% em outubro
:: Produção Industrial Geral = alta de 0,10% em outubro
:: Varejo Geral = alta de 0,50% em volume de vendas e alta de 0,40% em receita nominal em outubro




