Novo artigo do fabricante paquistanês de tecido, que também produz peças de jeans, combina algodão orgânico, cânhamo e elastano.
O fabricante paquistanês AGI Denim obtém o certificado Cradle-to-Cradle para seu hemp denim, recentemente lançado. Reconhecido internacionalmente, o programa de certificação C2C atesta produtos feitos por meios sustentáveis de fabricação considerando os princípios da economia circular. O denim HempX da AGI foi reconhecido no nível Gold Level, um antes do selo máximo Platinum.
Para conceder a certificação, o Instituto de Inovação de Produtos Cradle to Cradle avalia cinco critérios de sustentabilidade: saúde dos materiais, de forma a garantir que os produtos sejam feitos com produtos químicos seguros para pessoas e para o meio ambiente; reutilização de materiais; uso de energia renovável e gestão da pegada de carbono; gestão do consumo de água; e justiça social.
Os produtos são enquadradas no nível máximo de certificação conforme atendem a todos os requisitos das cinco categorias.
A fibra de cânhamo é um material emergente para o denim. “A AGI investiu em novas instalações de última geração projetadas para maximizar a qualidade do fio e do tecido com insumos como cânhamo, algodão e fibras recicladas”, disse Hasan Javed, diretor executivo da companhia em comunicado à imprensa.
Conforme a empresa, o HempX é feito da mistura de algodão orgânico, com cânhamo cultivado de forma sustentável e elastano produzido com componentes reciclados.
PLANOS DA EMPRESA VERTICALIZADA
A AGI Denim é uma empresa de produção verticalizada. Com fiação, tecelagem e confecção de peças de jeans. Nasceu em 1949 como Artistic Fabric & Garment Industries, depois rebatizada de AGI.
De acordo com a empresa, por ano, produz 40 milhões de metros de tecido e 20 milhões de peças. Pelo programa de sustentabilidade adotado, recicla 300 mil galões de água por dia (algo como 1,1 milhão de litros) na área industrial.
Ainda conforme o comunicado, a AGI informa que 70% do algodão empregado na fiação tem origem BCI. Tem por meta substituir os outros 30% de algodão convencional até o final deste ano.
Acrescentou também que metade da energia elétrica consumida provém de fontes renováveis. “No final de 2021 vamos instalar painéis solares em nossa fábrica que podem gerar até 1.147.350 KWh de energia verde por ano – que é o equivalente a substituir 231.925 toneladas de dióxido de carbono. E estamos comprometidos para não apenas reduzir o uso de combustíveis fósseis em nossos processos de produção, mas, eventualmente, eliminando-os completamente em favor de energia de fonte limpa e renovável”, acrescenta o comunicado.
No segundo semestre de 2021, a AGI Denim diz que planeja iniciar a produção em um novo parque industrial com cerca de 100 mil metros quadrados de área. Conforme a empresa, será a primeira fiação do Paquistão a contar com certificação LEED (gestão de energia), além do certificado LEED Platinum para a produção de denim.