As 10 marcas mais valiosas de 2022

As 10 marcas mais valiosas de 2022 pelo ranking BrandZ

No ranking global da BrandZ, a categoria Apparel registra crescimento de 20%.

As 10 marcas mais valiosas de 2022 pelo ranking BrandZ

Elaborado pela Kantar, o ranking BrandZ Global Top 100 Most Valuable mostra que esse grupo especial de marcas valorizou 23% em relação a 2021, com valor total estimado em US$8,7 trilhões. As 10 marcas mais valiosas de 2022 da categoria Apparel acompanharam a expansão. O segmento cresceu 20%. Juntas as dez marcas estão apreciadas em US$216,5 bilhões.

Em mais um ano, o ranking setorial realça o predomínio das grifes tradicionalmente atreladas ao mundo dos esportes. Das 10 marcas mais valiosas de 2022, sete são de moda esportiva, entre vestuário e calçados. Conforme o relatório da Kantar, essas marcas foram bem-sucedidas em construir uma reputação de inovação, qualidade e confiabilidade que lhes permite manter posição premium no mercado.

Justamente também por isso registram lucros “em magnitude que ainda supera as ultra-fast-fashion brands”, completa o relatório. A análise cita como exemplos de ultra-fast-fashion brands que têm ganhado mercado a Shein, a Fashionova e a PrettyLittleThing. Nenhuma delas consta, porém, do ranking das mais valiosas da categoria Apparel.

AS MAIS VALIOSAS

Estão lá como esportivas, Nike, Adidas, Lululemon, Puma, Anta, Li-Ning e Under Armour.

Completam o ranking Zara, Uniqlo e H&M.

Líder do grupo, a Nike integra o Brandz Global Top 100 Most Valuable de 2022 ocupando a 13ª posição, avaliada em US$109,6 bilhões, valorizada em 31% em relação à edição de 2021.

Segunda do ranking Apparel, a Zara compõe as Top 100 na 83ª posição, com valor de US$25,4 bilhões, aumento de 19%. Retornou, assim, à segunda posição da lista setorial.

A Adidas é a terceira de Apparel e a 89ª no ranking geral, com valor de US$23,7 bilhões, valorizada em 19%.

As outras sete marcas que formam o ranking de Apparel não estão listadas entre as 100 mais valiosas do mundo.

Mantiveram as posições de 2021 em Apparel, pela ordem, a Lululemon, a Uniqlo, a H&M, a Puma e a Anta.

Li-Ning é a novidade do ranking setorial. Estreia na 9ª posição em Apparel como marca de vestuário e calçados esportivos, uma das principais da China, fundada pelo ginasta olímpico que dá nome à empresa.

No 10º lugar retorna ao ranking de 2022 do setor a Under Armour, que apareceu entre as marcas mais valiosas em Apparel pela última vez há dois anos.

De todas, apenas a japonesa Uniqlo perdeu valor de um ano para o outro. Caiu 8% para US$15,4 bilhões.

As demais marcas valorizaram em relação a 2021. A valorização de 45% da Puma superou os 31% de apreciação da Nike.

GLOBAL TOP 100 MOST VALUABLE

No ranking global, a Amazon perdeu a liderança, caindo para o terceiro lugar, avaliada em US$705 bilhões.

Foi superada pela Apple que, apreciada em US$947 bilhões, é a marca mais valiosa do mundo. Também foi ultrapassada pelo Google cujo valor subiu 79% para US$819 bilhões, conquistando a segunda posição no Brandz Global Top 100 Most Valuable de 2022.

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foto: Inditex (divulgação, roupas à base de fibra têxtil reciclada Infinna)