Dentro do estudo BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands, realizado anualmente, a Millward Brown destaca o comportamento do segmento.
Pelo que demonstra o estudo realizado anualmente pela empresa de pesquisa Millward Brown, o segmento de fast fashion global continua a prosperar, assim como as marcas de roupas consideradas premium e as esportivas. As que ficam no meio termo estão muito espremidas e sentindo mais a pressão da concorrência, avalia o estudo. De modo geral, a categoria roupas foi bem valorizada pelos consumidores, com crescimento de 21%, a maior expansão desde a última queda registrada em 2009, o auge da crise financeira.
No estudo atual, a Zara ultrapassou a Nike como a marca de roupas mais valiosa do planeta e deixou a H&M em terceiro lugar. O valor de mercado da cadeia de roupas espanhola está cotado em US$ 20,167 bilhões, valorização de 60% em relação aos U$ 12,616 bilhões, da edição passada da pesquisa, que lhe garantiu a terceira posição na época, atrás de Nike e H&M. As demais posições do ranking atual praticamente estão mantidas. Exceção para a Lululemon, a cadeia canadense com 200 lojas, com destaque para a linha destinada à prática de ioga, que despontou na oitava posição. A entrante do ano passado, a MetersBonwe, rede chinesa com 2 mil lojas distribuídas apenas no país e que disputa espaço com Zara, H&M e Uniqlo, não se manteve no ranking das dez mais valiosas do mundo de 2013.
Confira o ranking das Top 10
Segundo os analistas da Millward Brown, os consumidores atuais querem roupas de qualidade vendidas a preços que consideram justos, e estão dispostos a investir mais desde que considerem o artigo de excelente qualidade. Também dizem que as melhores sucedidas são aquelas que estão conseguindo ter unidade de marca em todos os pontos disponíveis de contato com os clientes – lojas físicas, loja online e nas redes sociais. Não só em termos de produtos, mas, em serviço e atitude de atendimento, destaca o relatório de apresentação.
Entre as 100 marcas globais mais valiosas, a Zara é a melhor avaliada, mas, ocupa a 35ª posição, enquanto a americana Nike é a 56ª e a sueca H&M é a 69ª. As três mais valiosas são marcas de tecnologia de informática – Apple, em primeiro lugar, seguida de Google e IBM. O estudo da Millward Brown também lista as dez marcas de luxo mais valiosas. A Louis Vuitton lidera o Top 10 Luxury, seguida na ordem por: Hermès; Gucci; Prada; Rolex; Chanel; Cartier; Burberry; Fendi; e Coach.