Dona da marca Excel fez acordo para comprar 25 mil toneladas de material reciclado ao longo de 5 anos.
De modo a avançar para dar escala industrial à reciclagem têxtil, a Birla Cellulose, fabricante indiano do liocel Excel, produzirá a fibra com celulose de origem reciclada fornecida pela Circ, startup dos Estados Unidos. Sediada em Danville, antigo polo têxtil do estado da Vírginia, a Circ desenvolveu tecnologia patenteada que viabiliza a reciclagem de tecidos de polialgodão, mistura sintética de poliéster e algodão.
O acordo foi fechado pela Birla Cellulose, o negócio de fibras celulósicas do Aditya Birla Group e um dos principais produtores mundiais de fibras celulósicas artificiais (MMCF) através da sua empresa Grasim Industries Limited. Estipula que a Birla Cellulose compre até 5 mil toneladas de celulose reciclada da Circ, por ano, por um período de 5 anos.
Conforme o comunicado à imprensa, a Circ produzirá a fibra reciclada para o liocel da Birla em sua primeira instalação a ter escala comercial. “Esta celulose será convertida em fibra de liocel, aumentando significativamente o acesso a materiais reciclados e apoiando a Circ à medida que ela escala sua produção comercial”, explica o informe, sem fornecer mais detalhes acerca da produção industrial da Circ.
Ao constar como finalista em 2023 do Earthshot, prêmio para inovações ambientais criado em 2020 pelo príncipe William, do Reino Unido, a Circ informou que nos próximos três anos (portanto, em 2026), tinha como meta abrir uma fábrica com capacidade para reciclar 60 mil toneladas de resíduos têxteis por ano.
“A parceria entre a Birla Cellulose e a Circ demonstra o papel da colaboração na escala efetiva de iniciativas de reciclagem”, ressaltam as empresas em comunicado conjunto.
NEGÓCIOS DA BIRLA
Fabricante de fibras celulósicas artificiais do Aditya Birla Group, a Birla Cellulose operando 12 plantas industriais, entre Índia, Indonésia, Tailândia e Suécia.
foto: divulgação Circ (modelo da nova coleção com a Zara).