Brand Finance 2021: as mais valiosas

Brand Finance 2021: as mais valiosas

Conforme a previsão, a covid-19 afetou o valor das marcas de roupas, com quase todas registrando queda em relação a 2019.

Brand Finance 2021: as mais valiosas
Desfile da Dior Winter 2021/2022

O Brand Finance 2021 mostra que a covid-19 afetou as marcas de roupas em 2020, com quase todas perdendo valor em relação a 2019. Ainda assim o ranking das mais valiosas na categoria pouco variou. Porém, na lista global as marcas de Apparel perderam posições. As exceções foram a francesa Dior que subiu nada menos que 56 posições, e a japonesa Uniqlo que avançou três lugares na passagem de um ano para o outro.

As demais dez marcas perderam participação. A que mais caiu foi a americana Victoria’s Secret. Se no ranking global ocupava a 397ª em 2019, caiu para a 471ª em 2020, perdendo 74 posições.

Outro destaque do Brand Finance 2021 foi a estreia da The North Face entre as 500 marcas mais valiosas do mundo. Entrou para o grupo para ocupar o 424º lugar.

DISTRIBUIÇÃO NO RANKING DE ROUPAS

Para efeito de análise, a Brand Finance inclui na categoria Apparel marcas varejistas de massa, de luxo, de acessórios e esportivas. Ao todo, reúne 19 marcas, avaliadas em US$199,1 bilhões, que corresponde a 2,8% do total.

O GBLjeans excluiu acessórios, restando 12 marcas. A mais valiosa da categoria continua sendo a Nike, que no ranking geral está em 47º lugar, sendo portanto a única da categoria entre as 50 maiores do mundo. Avaliada em US$30,44 bilhões, valor representa recuo de 13% sobre 2019, tendo caído oito posições (39ª em 2019).

Do ranking global a Brand Finance só libera os valores das 50 mais valiosas. Assim, das demais 11 marcas da categoria Apparel mostra tão somente a posição no ranking de 2020 e a comparação com 2019.

Brand Finance 2021: as mais valiosas

A MARCA MAIS VALIOSA DO MUNDO

Cinco anos desde que ocupou o primeiro lugar, a Apple foi eleita a marca mais valiosa do mundo no ranking Brand Finance 2021, avaliada em US$263,4 bilhões.