Especialistas apontam os destaques da moda em jeans
Especialistas apontam os destaques da moda em jeans
Realizada de 2 a 4 de julho, a Bread & Butter Barcelona recebeu quase 90 mil profissionais da indústria de moda, que conferiram as principais tendências para o verão europeu 2009. As empresas brasileiras do ramo têxtil e de beneficiamento marcaram presença no evento, buscando conferir as novidades apresentadas pela moda internacional.
Presente em quase todas as marcas e estandes dedicados ao denim na feira, o vintage é o conceito que ganha destaque na estação, apontam os profssionais consultados. Os efeitos de destroyer, puídos, de corrosão, rasgados e de desgastes voltam a aparecer no jeans, compondo o aspecto envelhecido das peças, que chegam em tecidos mais leves e maleáveis. A resina ainda marca presença nos efeitos, seguindo, também, a proposta do vintage, aplicada em colagens e efeitos de bigodes.
“Os amassados também estão presentes, mas agora tudo entra no conceito do vintage. Os efeitos são mais trabalhados e mais bem localizados. Marcas como Diesel, Tommy Hilfiger e Replay contam com a ajuda de patches e termocolantes na parte de dentro dos efeitos rasgados e puídos, por exemplo, para preservar mais a peça e seus detalhes”, aponta Flávio Canelada, gerente de mercado da Texpal.
Com lavagens variando entre médias e claras, o denim ganha tons de cinza mais definidos e volta a ter tons de branco. “Algumas peças apresentadas na feira tinham apenas detalhes da reserva do índigo, sendo quase totalmente brancas. Outro fator que chamou a atenção, também, foram as peças double face, que eram, em sua maioria, estampadas de um lado e lisas do outro, ou desbotadas de um lado e coloridas do outro”, explica Eleonora França, gerente de marketing da Santanense.
De acordo com Eduardo Borin, proprietário da Lavanderia Dinâmica, as lavagens seguem os conceitos da estação. “Dependendo da tendência, determinadas modelagens ficam de fora das coleções e, por isso, é preciso que se achem os efeitos mais indicados para atingir o conceito desejado nos modelos do momento”, explica Borin. Como exemplo, ele destaca o fato de skinny não ser a modelagem mais adequada para o vintage.
As modelagens para o verão europeu não seguem direção única, incorporando o conceito da diversidade. “As modelagens são muitas. Calças boca-de-sino dividem espaço com as calças skinny, de cintura alta com cós simples e duplo, salopetes e macaquinhos”, conta Fernanda Bordignon, gerente de marketing da Capricórnio.
De acordo com a coordenadora de desenvolvimento de denim da Vicunha, Patrícia Ribeiro, as modelagens aparecem mais largas em todas as peças, desde o jeans até a camisaria e os vestidos. “Para as mulheres, o forte serão as pantalonas, enquanto as skinnies estão mais direcionadas para o público masculino”, avalia Marcelo Maia, laundry designer da Santana. De acordo com ele, os acabamentos internos das peças estão cada vez mais bem feitos e são diferenciados por tecidos e cores diversas.
fotos: divulgação Bread & Butter Barcelona (foto de abertura) / Eleonora França – Santanense