Dois cientistas chineses desenvolveram tecido de algodão capaz de eliminar manchas, bactérias e odores quando exposto à luz solar
Não há prazo para chegar às lojas, mas o jeans autolimpante já deu bons resultados em laboratório. Dois cientistas chineses relataram à American Chemical Society terem desenvolvido um tipo de acabamento para tecido de algodão com propriedades capazes de eliminar manchas coloridas ou de sujeira, acabar com bactérias e odores, com a simples exposição à luz solar.
Bastam duas horas sob o sol, para a roupa feita com esse tecido ficar limpa, sem precisar de água e sabão. Ainda assim, os dois cientistas – Mingce Long e Deyong Wu – afirmam no estudo publicado que o acabamento resiste à lavagem e secagem em máquina caseira. Eles só não usaram sabão em pó na operação. Todavia, os dois não explicaram por que usar água se o tecido é autolimpante.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores se valeram de nanotecnologia, desenvolvendo um composto feito à base de dióxido de titânio, ao qual foram adicionadas nanopartículas de prata e iodo, de forma a acelerar o processo de limpeza.
O relato à imprensa não especifica a temperatura adequada para completar a higienização da roupa sob o sol, como o jeans que eles citam. Mas, para moradores de um país tropical, a novidade parece mais promissora do que para aqueles que convivem com minguados dias de sol, como na Inglaterra ou na Noruega.
Tecidos autolimpantes já foram anunciados antes. O projeto dos pesquisadores chineses ganha importância porque ao contrário dos estudos anteriores, ele só precisa de sol para ativar as propriedades de limpeza, enquanto os demais usam luz ultravioleta, tornando o processo pouco prático.
fotos: divulgação