Combinada a um conjunto eletrônico encapsulado, pode ser usada em roupas inteligentes, mas, ainda não funciona para tecidos de algodão.
A DuPont americana anunciou avanços na área de têxteis inteligentes ao mostrar em uma feira de estamparia eletrônica nos Estados Unidos um conjunto de tintas condutoras, elásticas e resistentes a lavagens com aplicação têxtil. No evento, a empresa apresentou um protótipo de camisa biométrica de uso esportivo e um calçado com palmilha estampada.
Em fase avançada de projeto, a DuPont explica que o conceito se aplica melhor a não-tecidos sintéticos. Aplicação em tecidos funcionais, como aqueles resistentes a chamas, fica para o futuro. Por enquanto também não é recomendado para roupas de algodão ou lã, porque as fibras naturais interferem no funcionamento dos circuitos, conta a empresa.
A principal inovação é o avanço para usar materiais elásticos, que mantêm a funcionalidade de condução mesmo quando esticados e que resistem à água suportando até cem ciclos de lavagem. O conjunto inclui o condutor elástico PE872 e o encapsulante dielétrico PE772.