Queridinha dos amantes do denim, marca holandesa vende participação para a WHP Global.
Gestora de marcas, a empresa americana WHP Global anunciou a compra de participação majoritária no capital da holandesa G-Star Raw, marca por muito tempo considerada uma referência em jeans inovador. O valor da transação não foi revelado. Comunicado assinado pelas duas empresas informa que espera o negócio esteja concluído até o final do ano.
Em termos vagos, o comunicado diz que os atuais acionistas da G-Star, incluindo o fundador da marca, Jos van Tilburg, manterão participação minoritária na nova estrutura de capital. Assim como ocorreu com a entrada acionária de Pharrel Williams na empresa em 2016, a G-Star não informa quem são, atualmente, seus sócios.
Conforme a empresa americana WHP, o acordo de compra prevê manter Rob Schilder como CEO da G-Star e a sede da marca permanecerá em Amsterdã, capital dos Países Baixos. A intenção com o negócio é dar fôlego financeiro para expansão das vendas da marca holandesa, especialmente nos Estados Unidos.
CRISE FINANCEIRA
Com a pandemia de covid-19, que afetou a economia global, a G-Star viu os problemas financeiros se agravarem. Suas subsidiárias nos Estados Unidos e Austrália, por exemplo, acionaram medidas judiciais de proteção contra falência. A crise se estendeu até o anúncio da venda da maioria de suas ações para a empresa americana. Fundada em 1989, a G-Star mantém 178 pontos de venda físicos nos Estados Unidos, boa parte deles dentro de cadeias varejistas, como Macy’s e Nordstrom.
O portfólio da gestora de marcas WHP Global inclui outras duas labels de jeans, a Joe’s e a Bonobos. Também controla a Toys’R’Us, a Babies’R’Us, a Anne Klein, a Joseph Abboud, a Isaac Mizrahi e a Lotto, além de deter 60% do capital da empresa dona da marca Express. De acordo com a WHP, esse portfólio gera US$7 bilhões em vendas no varejo.