O museu Metropolitan de Nova York anunciou a próxima grande mostra de roupas, que estréia em maio de 2016 e vai até agosto do mesmo ano.
Esta semana o Met Museum anunciou que o tema da próxima grande exposição a ocupar a ala reservada ao Costume Institute, entre a primavera e o verão de Nova York, nos Estados Unidos, vai explorar o impacto da tecnologia sobre a moda. A idéia é mostrar como os estilistas podem conciliar as técnicas artesanais, muitas vezes encontradas na alta costura, com a produção em larga escala própria do prêt-a-porter, daí o nome da mostra Manus X Machina, explica os organizadores da exposição.
O acervo da mostra terá em torno de cem looks, cobrindo do século 19, como um vestido de Worth, de 1880, aos dias atuais, com a exibição de um terno Chanel. Com essa linha do tempo, a intenção é retratar as origens da alta costura no século passado e a ruptura com o artesanal imposta pela industrialização, uma separação que os curadores avaliam que não precisaria ser tão radical. Para estimular a análise uma parte das galerias vão expor roupas de alta costura e seus pares feitos pela indústria de prêt-a-porter, avisa o Met.
Uma sala será transformada em ateliê de costura, rodeada por pequenas células de produção de bordados, pregas, tricô, rendas e franjas. Em seguida, outra sala com área de produção incorporando tecnologias, como a impressão 3D, corte a laser, modelagem térmica e por computador, soldagem ultra-sônica, colagem e laminação, cita como exemplos o informe do Met.