A expectativa é de uma década de ouro para esse mercado que opera sob crescente pressão.

O mercado global de fast fashion pode valer mais de US$200 bilhões em 2030, de acordo com projeções do estudo sobre oportunidades
e estratégias do mercado global nos próximos dez anos. A pesquisa foi realizada pela consultoria Research and Markets, que lançou o relatório este mês.Conforme as informações parciais divulgadas, a empresa de pesquisa estima que o mercado global de fast fashion movimentou US$68,6 bilhões em 2020. Apesar da pandemia de covid-19, o resultado representa queda de 3%, média de recuo que o segmento registra desde 2015.
Para a década que termina em 2030, entretanto, a Research and Markets prevê que o ritmo de expansão será mais forte até 2025, com o segmento atingindo valor de US$163,4 bilhões.
Daí em diante, até 2030, a expectativa é de crescimento médio de 5,3% ao ano. Dessa forma, o mercado global de fast fashion alcançaria US$211,9 bilhões.
O crescimento histórico na década estaria atrelado a aumento de investimentos estrangeiros diretos, crescimento dos mercados emergentes e expansão de gastos com mídia. Tecnologia corresponde ao quarto impulso.
Envolveria a aplicação pelo varejo de ferramentas como uso de realidade virtual e realidade aumentada (VR / AR); de tecnologia blockchain; de inteligência artificial no design de roupas; de internet das coisas (IoT); e de impressão 3D.
De outra parte, pode constituir entraves ao crescimento a falta de transparência quanto às condições de trabalho ao longo da cadeia de produção e ao impacto ambiental negativo da atividade.
As varejistas fast fashion poderiam sofrer ainda com produtos falsificados, queda na produção de algodão e novas ondas de covid-19.
O estudo da Research and Markets aponta as cinco maiores varejistas do mundo: Zara, H&M, Uniqlo, Gap e Asos.
HIGHLIGHTS
:: Em 2020, o segmento de moda feminina sustentou 60,3% do valor estimado para o ano passado. A participação equivaleria a US$41,38 bilhões.
:: Em 2025, a expectativa é o segmento feminino crescer 20,3% ao ano para atingir US$104 bilhões.
:: Em 2020, roupas representaram 33,9% do valor movimentado. Algo como US$23 bilhões.