Desfile da maison em Roma, no dia 4 de julho, terá 54 looks em referência ao tempo que o estilista trabalhou para a empresa.
Ao lançar a coleção Couture Fall/Winter 2019-2020, a italiana Fendi preparou uma série de ações. A principal é o desfile em 4 de julho planejado para homenagear Karl Lagerfeld que trabalhou para a maison durante 54 anos até morrer em fevereiro aos 86 anos de idade. Pela passarela vão cruzar 54 looks, um para cada ano de trabalho do estilista. Batizada de The Dawn of Romanity a coleção será apresentada em evento a ser montado no Monte Palatino, marco da fundação de Roma.
É uma forma de reforçar a ligação com a cidade, afirma a marca, que mantém iniciativas de mecenato para restauração de monumentos históricos da capital italiana desde 2013. A mais recente é a decisão de abraçar o Templo de Vênus e Roma, cuja restauração será financiada pela empresa em valor estimado em € 2,5 milhões. As obras ainda vão começar mas preveem que a cela da deusa Roma será o centro das atenções. Além do piso em mármore colorido, as superfícies das paredes e especialmente o estuque da abóbada exigirão cuidados especiais, explica a marca em comunicado ao mercado.
A construção do templo foi iniciada pelo imperador Adriano em 121 d.C. e concluída em 141 d.C. por Antonino Pio. O templo abriga a estátua de Vênus, na cela oriental, e a da deusa Roma, na cela ocidental. A restauração envolve um novo arranjo da área em frente à área de Vênus, cuja disposição atual tem quase cem anos de idade. Visível do lado de fora do Parque Arqueológico do Coliseu, a ideia do projeto é tornar o local cenário ideal para intervenções multimídia mostrando os trabalhos de recuperação e do projeto de aprimoramento.
OUTROS MONUMENTOS SIMBÓLICOS
Esse trabalho de apoio da marca à recuperação de monumentos históricos começou em 2013 com a famosa Fontana di Trevi, cujas obras foram concluídas em 2015. O projeto Fendi for Fountains abrange o restauro do complexo das ‘Quatro Fontes’ – Gianicolo, del Mosè, del Ninfeo del Pincio e del Peschiera – que começaram no início de junho.
“O Palatino Hill é um lugar mágico, representando perfeitamente os valores da Fendi, sua tradição e sua história.Também estou muito orgulhoso da restauração do Templo de Vênus e Roma, continuando assim a apoiar o patrimônio cultural, não só de Roma e da Itália, mas do mundo inteiro “, declarou Serge Brunschwig, presidente e CEO da empresa em nota à imprensa sobre a escolha do lugar para o desfile da nova coleção.