Iniciativa que tem a colaboração entre o IFM e a Première Vision prevê definir um indicador econômico internacional para insumos voltados à moda criativa.
O IFM Paris (Institut Français de La Mode) e a Première Vision oferecem a partir deste mês o curso Economia de materiais criativos para a moda, com duração mínima de três anos. A cadeira foi criada com base na parceria de anos entre a escola e a feira de negócios. A expectativa é ter um centro de alto valor agregado para investigação e compartilhamento de informações sobre o assunto. As pesquisas terão como foco o estabelecimento de um indicador econômico internacional para materiais – têxteis e couros – para a moda criativa, as análises de curto prazo desenvolvidas na indústria e a supervisão de estudos específicos na indústria.
A intenção é esse indicador servir de parâmetro de inovação e valor agregado, sendo os expositores da Première Vision, nas áreas de tecelagem, vestuário e couro, o primeiro foco da apuração dos dados. Desse modo, as empresas poderiam comparar e situar sua situação com base nesse indicador, afirma comunicado conjunto do IFM e da Première Vision, sem entrar em detalhes sobre os dados a serem abrangidos pelo indicador. Na parte de pesquisa, um dos principais ramais de investigação será entender os modelos de distribuição e evolução dos fluxos de importação de vestuário e artigos de couro no mundo, analisar tendências de preços, bem como a distribuição e evolução dos suprimentos.
Os primeiros resultados serão apresentados na edição de setembro do salão de Paris. De acordo com os organizadores, o curso permitirá que as empresas trabalhem com professores com expertise em suas áreas, tornando possível a criação de um espaço para troca de conhecimentos, em um contexto privilegiado no qual a empresa pode compartilhar sua experiência enquanto apoia o ensino e as atividades de pesquisa em sua área. Além disso, elas têm no curso uma ferramenta de comunicação interna, avalia a Première Vision.