Novembro foi um mês agitado para grandes cadeias de varejo de roupas com previsão de abertura de lojas em países emergentes
A segunda quinzena de novembro foi movimentada pelo anúncio dos planos de expansão internacional de duas grandes varejistas de roupa, a americana Gap e a sueca H&M. A primeira abriu a primeira loja da marca na China; também informou que a primeira franquia da marca na América do Sul será aberta em Santiago do Chile, em setembro do ano que vem, mediante o contrato de franchising que firmou a com Komax.
No Brasil, a empresa detinha um corner na Daslu e mantém lojas na área de freeshop de aeroportos internacionais, como São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda em novembro, a Gap estreou na Itália, com a abertura de uma flagship de três andares em Milão. O planejamento anunciado em fevereiro previa inaugurar na cidade uma loja da Banana Republic, projeto que ficou para depois, informa comunicado da empresa que conta com lojas espalhadas por 23 países.
A sueca H&M divulgou comunicado informando que irá abrir a primeira loja no sudeste asiático por volta do outono de 2011, em Cingapura. Vai funcionar na Orchad Road, uma das principais áreas de comércio da cidade, ocupando área de venda de 3 mil metros quadrados. Em 2009, a rede estabeleceu-se na Rússia.
J.Crew vendida – No caminho inverso, a J.Crew, uma das principais concorrentes da Gap nos Estados Unidos, informou em novembro ter vendido o controle para dois fundos de investimento, o TGP Capital e o Leonard Green, depois que os resultados do terceiro trimestre do ano mostraram queda de vendas de quase 15% em relação ao mesmo período de 2009.