Enquanto isso, a SAC pede que as empresas retirem o selo e o scorecard do Higg do varejo online.
Administradora do Higg Index, conjunto de ferramentas desenvolvido para fornecer à indústria dados padronizados de impactos ambientais de materiais empregados na produção de vestuário e calçados, a Sustainable Apparel Coalition (SAC) anunciou que o Higg MSI passará por revisão encomendada a especialistas independentes.
Os técnicos deverão avaliar os dados e as metodologias empregadas pelo Higg MSI (Materials Sustainability Index) ao fornecer a pontuação dos materiais analisados. Comunicado da SAC, organização que representa a indústria de vestuário e calçados nos Estados Unidos, informou que a escolha do painel de especialistas será anunciada “nas próximas semanas”. Afirma ainda esperar que essa revisão leve “alguns meses” até a conclusão.
Até lá recomenda que as empresas que usam as ferramentas a não publicarem o selo Higg Index ou divulgar a pontuação de desempenho. Mas acrescenta que as empresas poderão usar as ferramentas da plataforma enquanto o Higg MSI passará por revisão.
GERRA AO GREENWASHING
A decisão da SAC de rever os dados e as metodologias empregadas pelo Higg MSI teve como gatilho uma ação da Norwegian Consumer Authority (NCA). A autoridade norueguesa considerou propaganda enganosa o anúncio de H&M e da noruguesa Norrøna citando dados do Higg Index para demonstrar redução de impactos ambientais. No caso da Norrøna a ação ficou em torno de um modelo de camiseta produzido com algodão orgânico cuja descrição citava dados do Higg Index para dizer que o produto teria menos impacto ambiental em relação ao algodão convencional.
A autoridade norueguesa de defesa do consumidor entendeu que os dados da ferramenta não são suficientes para comprovar as alegações de ganho ambiental. Por isso, notificou a Norrøna dando prazo até 1º de setembro para alterar o anúncio. E alertou a H&M de que agiria contra, caso a varejista continuasse a usar os dados da ferramenta como base de propaganda de venda ao consumidor. Também alertou formalmente a SAC de que poderia ser corresponsabilizada pela prática por outras empresas.
A NCA concluiu que o Higg MSI não documenta as características ambientais de um produto específico porque avalia “o impacto ambiental médio de um determinado material”.
“Tomamos a decisão de pausar globalmente o programa de transparência voltado para o consumidor enquanto trabalhamos com a NCA e outras agências e reguladores do consumidor para entender melhor como fundamentar as alegações no nível do produto com dados confiáveis. Isso significa especificamente remover temporariamente o selo e o scorecard do Higg Index publicados nas plataformas de varejo online dos participantes enquanto uma avaliação adicional ocorre”, anunciou a SAC.