Lucro líquido no primeiro trimestre de 2016 do grupo dono da Zara também aumentou, porém, com menos vigor; subiu 6%.
O grupo espanhol Inditex, dono de oito marcas incluindo a rede Zara, anunciou os resultados do primeiro trimestre de seu exercício fiscal de 2016, surpreendendo o mercado pela boa performance. A receita líquida da companhia subiu 12% em relação a igual período de 2015, saltando para 4,879 bilhões de euros. O lucro líquido desses três meses também subiu, porém, com menos vigor. A alta de 6% elevou os ganhos para 554 milhões.
De acordo com analistas internacionais, a diferença de expansão entre receita e lucro observada entre fevereiro e abril do ano fiscal de 2016 da empresa reflete a valorização do euro frente a outras moedas, bastante influenciada pela expectativa em torno da eventual saída do Reino Unido da União Européia. Muito do que o grupo produz para suas marcas é feito em Espanha e Portugal, impactando os custos, dizem os especialistas.
Até o final de abril, a Inditex contava com 7.085 lojas físicas no mundo todo, das quais 72 foram abertas no primeiro trimestre, metade da marca Zara (oito tradicionais, dez Kids e 18 da Home). A Zara continua sendo a maior rede de varejo do grupo, com 2.020 lojas, seguida pela Berschka, com 1.050 pontos de venda. Foram abertas lojas no período em 31 países, alguns novos, como Aruba e Nicarágua, informa o relatório financeiro distribuído ao mercado.