Uma semana antes de o evento começar, os organizadores comunicaram que não iriam mais montar a exposição por falta de público.
O comunicado ao mercado foi breve e informou que a primeira edição do Kingpins Miami fora cancelada devido à falta de confirmação por parte dos convidados. “Para nós, é realmente uma situação infeliz cancelar o show, mas seria ainda mais lamentável ir e não ter a casa cheia”, declarou Andrew Olah, fundador do Kingpins Show. Ele afirmou que não desistiu da idéia de montar uma edição para a América Latina. “Mas parece que nossas datas eram inadequadas e não temos problema em admitir nosso mal-entendido”, disse.
O evento estava programado para os dias 11 e 12 de janeiro, pouco menos de duas semanas antes da Colombiatex, marcada para 24 a 26 de janeiro, e que se consagrou como a principal feira do setor na região. O Kingpins começou em Nova York, em 2004, onde mantém duas edições por ano, e quase uma década depois seguiu para a Europa, sendo montado em Amsterdam, na Holanda, também duas vezes ao ano. As edições de Hong Kong e China são mais recentes e realizadas uma vez por ano.