Pesquisa da Technavio projeta taxa para o período de 2016 a 2020, com a expectativa de as marcas valorizarem jeans de boa modelagem e conforto.
Pesquisa recente da consultoria internacional Technavio prevê que o mercado global de denim premium acompanhe o crescimento do setor de jeans em geral e expanda 8% ao ano no período de 2016-2020. As projeções são de que o mercado de denim mundial tenha movimentado em torno de US$ 62 bilhões, no ano passado, dos quais cerca de 25% correspondem ao jeans premium. Os analistas da empresa desenham alguns aspectos chave a serem considerados para as empresas acompanharem esse nível de expansão.
Do ponto de vista das marcas, o mercado deverá investir em peças de denim que valorizem a modelagem, especialmente das calças, e o conforto de quem usa, sobretudo para atrair consumidores com menos de 35 anos. Outro ponto apontado pela pesquisa da Technavio indica que metade dos consumidores escolhe o jeans pelo caimento no corpo, para depois considerarem preço e estilo.
O chamado athleisure jeans está movimentando o mercado ocidental, onde os consumidores tendem a optar por alternativas mais práticas de guarda roupa. Sob o aspecto econômico, a desaceleração de consumo de jeans nos Estados Unidos poderá ser compensada pelo aumento de demanda por denim premium nos países em desenvolvimento e mudanças no estilo de vida da população jovem em países do Oriente Médio, como Arábia Saudita.
De acordo com a pesquisa, os principais direcionadores de mercado passam pelo aumento de demanda para jeans feito com tecidos que usam na composição fios produzidos a partir de plástico e outros materiais reciclados. Também registra crescimento do segmento de denim elastizado impulsionado pelo desejo de conforto de uso do consumidor e pela indústria de tecido em busca de novas fibras que substituam o algodão, insumo cujo preço está em alta.
No relatório divulgado, os analistas apontam ainda que fatores como a crescente população de classe média alta e dos milionários (a chamada população HNWI – high net worth individuals) refletiram sobre o crescimento do mercado de roupas de luxo para homens, incluindo o denim. A região conhecida por APAC, que engloba os países da Ásia e do Pacífico, ultrapassou a América do Norte ao registrar a maior população HNWI do mundo. Eram 4,68 milhões de consumidores com esse perfil em 2014, diz a pesquisa. “China e Japão são os dois países que registram crescimento de dois dígitos na população de HNWI e no crescimento dos ultra-HNWI”, destaca a análise.