Consumidores antecipam compras de Natal

Roupas, celulares e televisores foram os três produtos mais mencionados na busca por descontos durante a Black Friday, segundo pesquisa do Mercado Livre.

Dos 75% de consumidores interessados em fazer compras na Black Friday, quase metade deles (48%) aproveitará a promoção para antecipar as compras de Natal. É o que aponta a pesquisa feita pela BonusQuest a pedido do Mercado Livre, realizada com mil consumidores de diferentes regiões do Brasil entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro. Daqueles que responderam, 25% disseram que não farão compras na Black Friday apontando como principal motivo a restrição financeira. Praticamente todos os respondentes (98%) irão usar a internet para pesquisar e comprar as melhores ofertas durante o período.

Roupas, celulares e televisores foram os três produtos mais mencionados na busca por descontos, segundo a pesquisa. Entre as categorias que mais despertam o interesse dos entrevistados estão, nesta ordem: Eletrônicos (73%); Eletrodomésticos (70%), Moda (59%) e Celulares, com 57% das citações. A maioria dos consumidores (54%) comprará mais de dois produtos na Black Friday. Dos que vão comprar 22% pretendem adquirir dois produtos; 13%, três produtos; e 19%, quatro ou mais itens. Do total, 12% comprarão apenas um produto, e 34% ainda não decidiram. O valor deverá variar entre R$ 500 e R$ 2 mil.

PAGAMENTO À VISTA
Pouco mais da metade dos que pretendem fazer compras durante a Black Friday (51%) dizem preferir pagar à vista pelos produtos – tanto no boleto bancário, quanto no cartão de crédito. Esse cenário já havia sido antecipado na primeira pesquisa da BonusQuest para o Mercado Livre, feita em outubro, indicando que 64% dos brasileiros pagariam à vista se recebessem um desconto extra por isso. Dos 49% que irão parcelar as compras nesta Black Friday, 46% disseram que farão em dez vezes ou mais. Além disso, 67% dos entrevistados afirmaram que obter um desconto é fator determinante para adquirir um produto na Black Friday.