Marca com enorme presença no varejo mundial é a primeira empresa americana a mandar confeccionar roupas naquele país.
Os primeiros lotes de roupas produzidas em Mianmar (Birmânia), país do sul asiático, para a Gap chegarão aos Estados Unidos até o final do mês, para serem vendidas no verão de lá nas lojas da Old Navy e da Banana Republic, duas marcas controladas pela companhia americana. Na área de vestuário, a Gap é a primeira grande varejista americana a produzir em Mianmar depois que a administração Obama suspendeu algumas sanções econômicas em contrapartida a reformas promulgadas pelo governo civil do país asiático.
Foram contratadas duas confecções localizadas em Yangon, capital do país, para produzir inicialmente jaquetas e coletes, informa a imprensa local. A chegada da Gap em Mianmar é importante porque pode representar um ciclo de recuperação da indústria têxtil e do vestuário que até 2000, quando começaram os embargos comerciais, era sustentada pelos embarques para os Estados Unidos. A expectativa é que a terceirização para a Mianmar seja seguida por outros grandes varejistas americanos.
Para evitar problemas, como os denunciados na China e Bangladesh, a Gap contratou a Verité, uma organização civil que luta contra o trabalho infantil e escravo, a discriminação em relação a mulheres, condições perigosas para trabalhadores. O papel da entidade foi identificar possíveis irregularidades trabalhistas praticadas pelos fornecedores contratados, sugerindo alterações.