Parceria com a startup de reciclagem Re&Up ganha escala com cerca de 100 mil camisetas feitas com fibras regeneradas

A transição da indústria da moda para modelos circulares deu um passo importante com o lançamento do programa de camisetas feitas de material de origem reciclada da Only, marca de moda feminina controlada pelo grupo dinamarquês Bestseller, uma das maiores varejistas de moda da Europa. Por essa iniciativa, na produção inicial, a Only converteu 11 modelos de camisetas de poliéster convencional para poliéster reciclado a partir de roupas descartadas e outros resíduos têxteis. Isso equivale a cerca de 100 mil camisetas, que começaram a ser vendidas, informou comunicado da marca à imprensa.
O programa conta com a tecnologia de reciclagem da Re&Up, empresa com sede em Eindhoven, nos Países Baixos, especializada em regeneração de fibras têxteis a partir de resíduos em fim de vida útil, e que faz parte do grupo turco Sanko (dono também do fabricante de denim Isko). A produção ficou a cargo da turca Deniz, empresa de produção verticalizada, desde a fiação e malharia até a roupa pronta.
“Este projeto comprova que escalar a produção de poliéster reciclado a partir de resíduos têxteis é possível”, declarou em comunicado à imprensa Ozgur Atsan, diretor comercial da Re&Up. Conforme as empresas, foi empregada a fibra de poliéster NextGen, desenvolvida pela Re&Up utilizando uma combinação de processos mecânicos e termoquímicos capaz de separar algodão e poliéster. Essa técnica permite regenerar algodão e poliéster, que são reciclados como fibras novas de alta qualidade.
TEXTILE-TO-TEXTILE LOOP
O projeto da Only faz parte da estratégia Fashion FWD, do grupo Bestseller, para até 2030 reduzir o uso de poliéster de origem fóssil por fibras de materiais reciclados de alta performance, com prioridade para fibras têxteis regeneradas, em vez de poliéster reciclado convencional derivado de garrafas PET, explica comunicado da empresa. A Re&Up terá papel de fornecedora estratégica ao oferecer uma solução que chama de “true textile-to-textile loop” (ciclo circular do tecido que volta a ser tecido).
foto:divulgação