Empresa reuniu 62 cores, divididas em oito palhetas, destacando os novos papeis assumidos pelo marrom, o negro e o azul
Ao anunciar o book de cores para a primavera/verão 2013 que, no hemisfério norte, vai de março a agosto, ou seja o outono/inverno brasileiro, a Pantone explica que o desenvolvimento procurou enfatizar o uso das cores como elemento de união e conexão entre as pessoas. Por isso, a edição foi chamada de Unity & Conectedness, reunindo 62 tonalidades para roupas femininas, masculinas e esportivas; cosméticos, estilo de vida, indústria e desenho gráfico.
O book Pantone View Colour Planner Primavera/Verão contém oito palhetas de cores e custa, nos Estados Unidos, U$ 750. A empresa destaca que identificou algumas mudanças na evolução de cores. O marrom mantém a importância como elemento harmonioso de combinação. Azuis deixam o espectro aquoso para assumir características de bloco básico de construção, papel até então tradicionalmente representado pelo preto.
Os neutros já não são tão neutros assim e ganham tons sombreados e algo coloridos. Os metálicos não são mais pensados para serem usados como revestimento total, mas para agir em detalhes localizados. O negro renasce com diferentes intensidades, explorando luz, textura, material e profundidade, descreve a Pantone.
A oito palhetas de cores:
# CO-nversation: tons delicados de branco, lilás e fúcsia; associados a um tom de areia quente e rosas, quase etéreos.
# CO-llaboration: propõe, segundo a empresa, nova abordagem aos neutros de modo a criar uma família de cores básicas, com rosa claro, azul esverdeado e amarelo queimado.
# CO-nnected: gama de cores empregada para exibir vitalidade como amarelo sol, que vai sendo diluído, passando pelo mate até o branco puro.
# CO-mmunity: cores naturais, para serem fáceis de combinar e usar, em substituição ao negro. Tons como marrons secos, castanhos, marrom madeira e terra.
# CO-ntain: reúne tonalidades chamadas de naturais e nessa palheta entram brancos casca de ovo, tons de pele, preto quente, marinho profundo e ovo de pata (azulado).
# CO-mpanion: o núcleo de azuis do book.
# CO-llective: nova gama de cores fluorescentes a partir de tons pasteis.
# CO-nvivial: cores brilhantes, mas que permitem aplicação prática, garante a empresa.