Estudo realizado no Reino Unido, que acompanhou os hábitos de consumo de moda de 15 mil britânicos, pode ajudar no posicionamento de mercado de marcas
posicionamento de mercado de marcas
A Experian, empresa , realizou uma pesquisa com o objetivo de analisar os hábitos e comportamento de compras de moda (roupas, calçados e acessórios) da população adulta do Reino Unido. Foram ouvidos 15 mil britânicos. A partir desse banco de dados, a empresa traçou um painel de consumo que identifica 35 grupos diferentes de compradores – 20 femininos e 15 masculinos.
A intenção da empresa é que o Fashion Segments funcione como um guia para marcas, confecções e varejo posicionarem o produto que vendem de maneira mais adequada ao público que pretendem atingir. A pesquisa procurou avaliar o comportamento dos britânicos em relação a tendências, marcas, valor, volume e freqüência de compras, sem fazer a diferenciação por localização geográfica.
A empresa divulgou de maneira resumida o perfil de cada grupo:
Feminino
Urbana, atenta à moda: mulheres jovens, residentes em áreas urbanas; seguem um estilo no qual têm confiança; gasto médio.
Prático e confortável: mulheres de meia-idade; preferem roupas práticas e meio esportivas; gastam pouco.
Alta moda por menos: mulheres jovens; gostam de acompanhar a moda; escolhem roupas com muito cuidado, de acordo com seus orçamentos.
Senso familiar: mulheres jovens com filhos pequenos; muito cuidado com as despesas; mas gastam muito em roupas para as crianças.
Guarda-roupa pequeno: mulheres jovens; gostam de seguir a moda; mas seu orçamento não permite grandes compras.
Sapatos e prestação da casa: mulheres jovens com filhos pequenos; orçamento muito comprometido com itens como a prestação da casa; na compra de roupas, dão preferência aos filhos.
Orçamento apertado: mulheres jovens; orçamento extremamente limitado; fazem poucas compras e procuram aproveitar ofertas e liquidações.
Manequins infantis: mulheres que reforçam sua imagem pessoal gastando muito em roupas para os filhos.
Imagem como identidade: mulheres jovens; procuram obter a aprovação dos outros por meio das roupas que usam, mesmo gastando pouco.
Prático e barato: mulheres de meia-idade; procuram uma boa relação qualidade-preço; preferem roupas práticas; compram para elas e para os maridos.
Necessidades familiares: mulheres que compram roupas para toda a família, gastando só o que está previsto.
Mais bem vestida: mulheres jovens; alto poder de compra; escolhem as melhores marcas.
Despesas altas: mulheres mais velhas; são as que mais gastam em roupas; mas seguem estilos conservadores.
Compras com pressa: mães de família, com problemas de tempo; podem gastar o suficiente para vestir bem toda a família.
Perto de casa: mulheres mais velhas; poucas opções de locais para fazer compras; compram principalmente o que é ofertado no comércio próximo às suas casas.
Repetitivas: mulheres mais velhas, limitam-se a substituir as roupas mais antigas
Estilo próprio: mulheres mais velhas; muito apegadas a um estilo.
Clássicos por catálogo: mulheres mais velhas; apreciam e usam a conveniência das compras por catálogo.
Tradicional: mulheres mais velhas; alto poder aquisitivo; preferem estilos tradicionais.
Moderação: mulheres mais velhas; atenção à qualidade, valor e estilo
Masculino
Aspiração juvenil: homens que querem sempre parecer jovens; mas têm orçamento limitado
Qualquer coisa serve: homens de meia-idade; sem opiniões fortes sobre aquilo que vestem; querem comprar da forma mais simples possível
Dentro da moda: homens jovens; muita atenção à moda; querem estilos modernos, mas a preços razoáveis
Esportivo básico: jovens; querem parecer bem; mas têm guarda-roupa pequeno, composto por peças básicas
Imagem: jovens; orçamento limitado; mas muito sensíveis em relação à imagem
Pais: pais de família; filhos crescendo; preferem gastar com as crianças
Profissional: pessoas preocupadas com a carreira; procuram roupas de trabalho formais, de alta qualidade
Dentro da média: homens maduros; vestem-se de forma respeitável, sem imaginação
Diferente: procuram peças de alta qualidade; estilo clássico, mas com toques pessoais
Qualidade, não quantidade: compram poucas peças, mas de excelente qualidade.
Roupa de grife: jovens; a grife e a imagem transmitida pelas roupas significam tudo
Com o melhor: jovens; gostam de roupas caras
Baixo custo: homens mais velhos; dão extrema consideração ao preço; preocupam-se mais com o conforto do que com as tendências da moda
Aparência convencional: homens maduros; vestem-se de maneira convencional; escolhem muito bem as roupas
Seletivo: homens mais velhos; compram roupas para substituir as mais velhas, para eles e para suas mulheres