Recicladora têxtil ligada ao grupo turco Sanko certifica fibras recicladas de algodão e pellets de poliéster.

A RE&UP anunciou a obtenção do selo Cradle to Cradle Certified Circularity que certifica toda a linha de produtos da recicladora têxtil de nova geração, uma subsidiária do grupo turco Sanko. Os produtos certificados incluem fibras de algodão reciclado, de pré e pós-consumo, ambas reconhecidas com o nível Platinum, e pellets de poliéster reciclado têxtil-para-têxtil, classificados no nível Silver, informa a empresa.
Esses níveis reconhecem na empresa uma abordagem sistêmica completa para a circularidade, desde a origem e rastreabilidade até a compatibilidade com infraestrutura e rotas de reúso. Considerou também a conformidade de materiais com sistemas de reciclagem e segurança química.
Para a recicladora, a certificação C2C Certified Circularity representa um marco relevante por envolver toda a linha de produtos de uma empresa têxtil. Mas, a RE&UP não é a primeira empresa do setor a conquistar essa certificação. O fabricante de denim do Paquistão Rajby Textiles já obtivera a certificação Cradle to Cradle Certified Platinum para seu tecido Beluga em 2020, consolidando-se como um dos pioneiros no setor.
A certificação é concedida pelo Cradle to Cradle Products Innovation Institute, uma das mais rigorosas instituições internacionais em avaliação de circularidade de produtos.
Em declaração oficial, Andreas Dorner, diretor-geral da RE&UP, afirmou que o selo C2C Circularity certifica “que as fibras recicladas podem ir além de compromissos isolados com a sustentabilidade, demonstrando preparo completo para operar de forma circular desde a origem até o fim de vida útil dos materiais”.
CIRCULARIDADE NA MODA
Por comunicado à imprensa, Ebru Özküçük Guler, chief sustainability officer da RE&UP, afirmou que “os materiais foram avaliados não apenas quanto ao conteúdo reciclado, como também pela sua viabilidade de reaproveitamento futuro e pela sustentabilidade da infraestrutura envolvida, o que é essencial para entregar soluções reais em larga escala para os grandes players da indústria têxtil”.
Conforme o Cradle to Cradle Products Innovation Institute, a categoria de Circularidade de Produto foi criada “para distinguir declarações ambiciosas de impactos realmente comprovados”.
foto: divulgação