Iniciativa trouxe de volta os questionamentos sobre a validação de projeções sem auditoria independente de implementação.

Varejista online global com grande participação no mercado de moda, a Shein anuncia que teve metas climáticas validadas pela SBTi (Science Based Targets Initiative), em conformidade com o padrão Net-Zero. A empresa submeteu metas específicas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) envolvendo os escopos 1, 2 e 3. Pelo compromisso assumido, que levou ao registro do status de Targets Set da entidade, a Shein definiu metas de curto prazo – até 2030 – e de longo prazo, que se estendem até 2050, quando, então, atingiria emissões líquidas zero de GEE em toda a cadeia de valor.
“A validação da SBTi de nossas metas Net Zero marca um passo importante na jornada de descarbonização da Shein. Temos o compromisso de reduzir as emissões em toda a nossa cadeia de valor e reconhecemos que a abordagem das emissões do Escopo 3 é uma parte complexa, mas fundamental, desse esforço”, declarou em comunicado de imprensa Mustan Lalani, diretor global de sustentabilidade da companhia, que assumiu o cargo em janeiro de 2025.
Em 2024, a varejista contratou a consultoria de sustentabilidade Anthesis Group para auxiliar no desenvolvimento de um roteiro de descarbonização, que estabelece ações prioritárias de redução de emissões, viabilidade técnica e operacional, alinhamento com a estratégia de negócios e os planos de crescimento, explica o informe.
O documento informa que as metas climáticas validadas que a Shein anuncia têm como referência o ano-base de 2023. Naquele ano, a Shein gerou 21,3 mil toneladas métricas de CO2e. Em 2024, aumentou para 26,2 mil toneladas métricas de CO2e, mostra o relatório de sustentabilidade publicado na semana passada.
METAS DE CURTO PRAZO
Conforme os dados públicos da SBTi, as metas de curto prazo da Shein envolvem:
:: Reduzir as emissões absolutas de GEE de escopo 1 e 2 em 42% até 2030.
:: Aumentar o fornecimento anual ativo de eletricidade renovável de 72,4% em 2023 para 100% até 2030.
:: Reduzir em 25% as emissões absolutas de GEE de escopo 3 provenientes de bens e serviços adquiridos, atividades relacionadas a combustível e energia, transporte e distribuição upstream, resíduos gerados nas operações e tratamento de fim de vida útil de produtos vendidos até 2030.
METAS DE LONGO PRAZO
De acordo com dados públicos da SBTi, as metas de longo prazo da Shein envolvem:
:: Reduzir as emissões absolutas de GEE de escopo 1 e 2 em 90% até 2050.
:: Reduzir as emissões absolutas de GEE de escopo 3 em 90% até 2050.
ESCOPOS 1 E 2
Conforme o comunicado de imprensa da Shein, o compromisso é alimentar todas as operações diretamente gerenciadas com 100% de energia renovável até 2030. Entre as medidas, está o investimento no aumento da produção local de energia a partir da instalação de sistemas de geração fotovoltaica nas instalações operadas pela empresa. Também envolve a compra de certificados de atributo de energia.
O compromisso contempla ainda eliminar gradualmente os combustíveis fósseis nas operações fazendo, por exemplo, a transição para veículos elétricos.
EMISSÕES DO ESCOPO 3
Nesta categoria estão fontes externas, mas que respondem por 96% das emissões de 2024, ressalta a empresa.
Entre as ações previstas, a varejista busca minimizar o uso de materiais virgens na produção de roupas e embalagens. Uma das alternativas em estudo é o emprego mais massivo de tecidos à base de poliéster reciclado. O comunicado cita a parceria da Shein com a universidade de Donghua, na China, para estudar como impulsionar a produção comercialmente escalável de fibra de poliéster reciclado feita a partir de têxteis.
O roteiro de descarbonização prevê também apoiar fornecedores na transição para a energia renovável e incentivar melhorias em seus processos de fabricação para reduzir a pegada de carbono.
Para redução das emissões de transporte, a Shein avalia otimizar a rede logística global e o planejamento de rotas e uso de meios de transporte que gerem menos emissões. Outras iniciativas de descarbonização passam pela gestão de resíduos nas instalações próprias.
CRÍTICAS À SBTi
A iniciativa que a Shein anuncia de ter metas climáticas validadas pela SBTi alimentou as críticas a esse modelo, não só por causa da varejista online mas para todas as empresas. Especialistas ponderam que a SBTi avalia metas baseadas em projeções, mas não fiscaliza a execução nem aplica sanções em caso de descumprimento. Para esses críticos, a validação deveria vir acompanhada de auditorias externas robustas e dados verificáveis sobre a implementação de cada empresa.
Atualmente, o banco de dados público da SBTi informa as empresas classificadas por dois status.
Target Set (ou “Targets Set”)
Significa: A empresa já teve suas metas climáticas validadas pela SBTi.
Committed
Significa: A empresa assumiu um compromisso público com a SBTi de definir metas climáticas baseadas na ciência dentro de 24 meses da data publicada.
De quase 12 mil empresas que compõem o banco de dados da SBTi, 86 são brasileiras. E apenas seis são da área têxtil, de vestuário e calçados. As varejistas de moda C&A, Renner e Riachuelo têm status Targets Set, assim como o grupo Malwee e a Azzas 2154 (com Arezzo&Co e Soma). Até o momento, a Capricórnio Têxtil tem classificação Commited.