Segmento de calças femininas acima de US$ 75 é o que mais cresce no ano fiscal encerrado em agosto
Pesquisa atribuída ao NPD Group revela uma surpresa no mercado de jeans dos Estados Unidos, cuja economia ainda convive com os sintomas da recessão. Mostra que o segmento de calças femininas que custam acima de US$ 75 foi o que mais cresceu entre setembro de 2011 e agosto de 2012. A expansão foi nada menos que 44,4%, saltando de US$ 650,72 milhões para US$ 939,48 milhões. Também cresceram as duas faixas logo abaixo que mapeiam as vendas de modelos vendidos no intervalo entre US$ 50 e US$ 75 e no intervalo entre U$ 25 e US$ 49,99. A primeira ultrapassou a barreira do US$ 1 bilhão, em expansão de 14,4%. O segundo intervalo avançou 16,8%, assumindo a maior fatia das vendas anuais, com US$ 3,17 bilhões.
Em contrapartida, o jeans barato, abaixo de US$ 25, recuou 10,6%, caindo de US$ 3,13 bilhões para US$ 2,8 bilhões, enxugando a participação sobre as vendas totais em sete pontos percentuais. Em agosto de 2011, respondia por 42% do mercado, e em agosto de 2012 por 35%. É uma queda significativa na medida em que a receita total cresceu 7,4% – de US$ 7,45 bilhões para os atuais US$ 8 bilhões – sustentada basicamente pela venda de jeans mais caros. Em termos de unidades comercializadas, o volume tendeu à estabilidade com leve queda de 3% ante os 310,4 milhões de calças, encerrando agosto de 2012 com 301,3 milhões de jeans vendidos no ano.