Tavex quer 15% do mercado premium

Essa é a participação planejada pela empresa para o mercado norte-americano, estimado em 200 milhões de metros lineares

A espanhola Tavex Algodonera, que se transformou na maior produtora mundial de denim após a fusão com a brasileira Santista Têxtil, prevê conquistar até 15% do mercado norte-americano de produtos de maior valor em dois anos, informou o CEO da Tavex, Herbert Schmid (foto), direto da Espanha. A compra das duas fábricas mexicanas da Acabados Y Cortes Textiles (Acotex), anunciada oficialmente no dia 1 de junho, faz parte dessa estratégia.

De acordo com o executivo, o nicho de denim premium está crescendo nos Estados Unidos e movimenta anualmente cerca de 200 milhões de metros lineares de tecido. O México, onde a Tavex já tinha uma fábrica, vai funcionar como plataforma de exportação para o mercado norte-americano.

 

Quando da fusão, no ano passado, as empresas anunciaram capacidade instalada conjunta de 150 milhões de metros lineares por ano, suprida por 12 fábricas – sete da Santista (cinco no Brasil, uma na Argentina e outra no Chile) e cinco da Tavex (três na Espanha, uma no Marrocos e outra no México). Com a compra dos ativos da Acotex, a capacidade será reforçada em 30 milhões de metros (25 milhões de denim e 5 milhões de tecidos para roupas profissionais).

foto: divulgação