Na edição em que completa dez anos, o evento junta experiências que tratam de ativação térmica, luminosidade, realidade aumentada, robótica e roupas conectadas.
Desde a edição passada, o Denim Première Vision busca novos caminhos para o setor, olhando para o futuro do jeans. Entre outras novidades previstas para a edição em que completa dez anos, o evento se aproxima das tecnologias, e não apenas de produção ou lavanderia. Novamente monta um espaço dedicado a projetos de ponta, reservado a artistas ou startups, agora com área maior. O salão de negócios dedicado ao denim está marcado para 26 e 27 de abril em Paris, na França. Mudanças climáticas, ativação térmica, luminosidade, realidade aumentada, robótica e tecnologias conectadas estão entre as direções propostas para pensar o jeans de amanhã, conta a organização da feira.
O espaço abrigará sete projetos e trabalhos.
– Solaar Windbreaker (Holanda): jaqueta quebra-vento feita de tecido produzido a partir da reutilização de fios de denim, com acabamento impermeável e associado a painéis solares que permitem recarregar a bateria de portáteis, desde celulares (em dois anos) até tablets ou equipamentos GPS. O projeto foi desenvolvido por Pauline Van Dongen com a têxtil Blue Loop Originals.
– Issho (Holanda): Jaqueta jeans com tecnologia condutiva integrada no tecido que transmite a sensação de uma carícia amorosa nos ombros de quem usa a peça. Outro projeto da designer Pauline Van Dongen, com a Italdenim, Creative Industries Fund e Isabel Berentzen.
– Rochambeau Bright Bmbr (EUA): casaco digital equipado com chips e códigos QR, permitindo ao usuário acessar conteúdo exclusivo, delineando um itinerário personalizado, escolhendo o tipo de comunicação se por NFC ou QR code. Projeto de Rochambeau, Avery Dennison, Evrythng.
– Spinali Design (França): volta à feira com o jeans que integra a tecnologia GPS para guiar o usuárior através de vibrações que dão orientações.
– My Rags (Itália): um novo software que permite conceber e visualize jeans de A a Z, em 3D. Uma plataforma digital de design criativo e cadeia de produção.
– Desert Studio (Emirados Árabes Unidos): conceito em que o consumidor se torna o designer do produto que pode enviar diretamente à fábrica para produção.
– Grupo M & J (Bangladesh): software que permite medir com precisão o consumo de água durante os processos de acabamento em lavanderia.