Varejista ganhou duas posições no ranking anual de moda da Brand Finance, dentro do plano de brigar pela liderança em 2020
Com valorização de 48% de um ano para o outro, a japonesa Uniqlo subiu duas posições no ranking global de moda preparado anualmente pela consultoria Brande Finance. Como uma das marcas de maior progressão no período, assumiu o 7º lugar, avaliada em US$ 11,99 bilhões, ante os US$ 8,09 bilhões que valia em 2018. A consultoria atribui a expansão à combinação de uma cadeia de suprimentos robusta e roupas de alta qualidade, inovadoras e de preços acessíveis. Controlada pelo grupo japonês Fast Retailing Co, que comprou a rede americana JBrand em 2012, a varejista já anunciou o plano de conquistar a liderança do segmento fast fashion em 2020.
A líder das 50 mais valiosas no mundo continua sendo a Nike, estimada em US$ 32,42 bilhões, crescimento de 16% sobre o ranking de 2018. A marca Zara, da espanhola Inditex, subiu do 3º para o 2º lugar, mediante expansão de 6% que elevou o valor para US$ 18,24 bilhões, pouco mais da metade do primeiro lugar. Desempenho acelerado pela queda da H&M que foi para o 4º lugar.
Concorrente direta da Nike, a Adidas vale praticamente a metade: US$ 16,66 bilhões, aumento de 17% que levou a empresa à 3º posição. A sueca H&M caiu duas posições, avaliada em US$ 15,87 bilhões, 16% a menos que em 2018.
As demais posições das dez mais valiosas são ocupadas por marcas de luxo: Cartier (5ª); Yves Saint Laurent (6ª); Hermés (8ª); Gucci (9ª); e Rolex (10ª).
Entre as varejistas de moda de roupa, com jeans no mix, o ranking da Brand Finance inclui Old Navy (27ª); Calvin Klein (28ª); Levi’s (29ª); Gap (33ª); Primark (35ª); Bershka (38ª); Massimo Dutti (45ª); American Eagle (48ª), que aparece pela primeira vez no ranking.