Zara mantém liderança em vestuário no estudo da Interbrand; Nike perde força; e Gucci tem a maior queda entre as marcas de luxo

O ranking Best Global Brands 2025 absorve mudanças no movimento das marcas de moda em relação a 2024. Diferentemente da edição passada, o ranking atual elaborado pela consultoria Interbrand inclui três varejistas do segmento de vestuário. A principal novidade é a estreia da japonesa Uniqlo entre as 100 marcas mais valiosas do mundo. Juntas, as três somam valor de mercado de US$49 bilhões.
No ranking geral, as 100 Best Global Brands 2025 totalizam US$3,6 trilhões, 4,4% acima da edição de 2024. Aos 25 anos, o levantamento da Interbrand contempla novidades na edição atual, derivadas das parcerias estabelecidas com a Omnicom, para acompanhamento de dados de consumo; com a Nasdaq, para a análise financeira mais abrangente já realizada para esse estudo; e com a Paradigm Sample, de forma a analisar o comportamento do consumidor.
VESTUÁRIO
- Zara consolidou a liderança no segmento de vestuário. Subiu uma posição no ranking geral, alcançando a 41ª colocação.
Valor de mercado = US$19,4 bilhões, aumento de 9%
- Uniqlo é a segunda no segmento. Na estreia, a varejista de moda japonesa ocupa a 47ª posição do ranking Best Global Brands 2025.
Valor de mercado = US$17,7 bilhões
- H&M recua oito posições, caindo para o 68º lugar.
Valor de mercado = US$11,9 bilhões, queda de 13%
ESPORTIVO
- Com queda de 26% no valor de mercado, a Nike recua da 14ª posição em 2024 para a 23ª colocação no ranking Best Global Brands 2025.
Valor de mercado = US$33,7 bilhões, menos 26%
- Adidas teve avanço discreto, subindo duas posições para ficar em 49º lugar.
Valor de mercado = US$17,4 bilhões, aumento de 12%
- O setor sente o impacto da concorrência com marcas híbridas de moda esportiva e streetwear.
LUXO
- Louis Vuitton é a marca de moda mais valiosa do mundo. Lidera no setor na 12ª posição do ranking geral. Caiu uma posição.
Valor de mercado = US$48,4 bilhões, baixa de 5%
- Hermés vem na sequência do luxo, mas na 21ª colocação, uma acima em relação ao ranking de 2024.
Valor de mercado = US$40,9 bilhões, valorização de 18%
- Chanel segue próxima, mesmo após cair uma posição. Está no 24º lugar entre as 100 mais valiosas do mundo.
Valor de mercado = US$30,5 bilhões, recuo de 8%
- Gucci enfrenta desvalorização acentuada, caindo 27 posições para o 69º lugar.
Valor de mercado = US$11,6 bilhões, queda de 35%
- Dior oscila em 9 posições, caindo para o 83º lugar.
Valor de mercado = US$9,3 bilhões, desvalorização de 10%
- Mesmo valorizada, a Prada perde três posições e fica na 86ª colocação.
Valor de mercado = US$9 bilhões, aumento de 8%
RANKING GERAL
As marcas de tecnologia continuam a dominar os primeiros lugares do ranking Best Global Brands. Em 2025, a Apple permanece como a marca mais valiosa do mundo. Seu valor de mercado atinge US$470,9 bilhões, queda de 4%.
Microsoft está no segundo lugar, com apreciação de 10% para atingir US$388,5 bilhões em valor de mercado.
Amazon continua em terceiro lugar. Com aumento de 7%, o valor da marca vai para US$319,9 bilhões em 2025.
foto: divulgação (interior de loja da Uniqlo no Japão)