Nos Estados Unidos, a rede de supermercados anunciou que vai comprar 6 mil toneladas de produtores que estão preparando a terra a fim de migrar para a produção orgânica
A rede de hipermercados Wal-Mart anunciou, nos Estados Unidos, que comprou 6 mil toneladas de algodão de transição. A matéria-prima será usada na confecção de camisetas da nova marca da rede, a Faded Glory, cuja primeira coleção deverá chegar às prateleiras das lojas norte-americanas até meados da próxima semana. Outros produtos feitos de algodão de transição reforçarão a linha nos próximos meses, informa a empresa.
Com essa compra, mais as 14 mil toneladas de algodão orgânico já adquiridas, a rede Wal-Mart se mantém como o maior consumidor de algodão orgânico do mundo, segundo dados do Organic Cotton Exchange. O algodão foi adquirido de um grupo de mil produtores que está investindo para migrar da agricultura convencional para a produção orgânica. Enquanto o processo não se completa, é chamado de algodão de transição porque apesar de ser produzido em acordo com as técnicas de sustentabilidade, o solo ainda contém vestígios de produtos, como agrotóxicos e pesticidas, que não são aceitos no manejo orgânico.
O Wal-Mart afirma que pagou pelo algodão de transição o mesmo preço dos certificados porque considera importante dar apoio financeiro aos fazendeiros nessa fase de transição. Em comunicado, a companhia assegura que essa iniciativa não implicará aumento de preço para os consumidores. As camisetas com modelos infantis e de adultos serão vendidas nas lojas dos Estados Unidos por preços entre US$ 3,5 a US$ 6.