Com a Rooted Collection, marca conta a história por trás dos produtos, que ganham nomes dos estados que forneceram o algodão
Para escapar do clichê que envolve a palavra sustentabilidade, as marcas têm se esforçado para contar sua história. Como não dá para escrever tudo de uma vez, os capítulos registram os avanços. Na semana passada, a Wrangler anunciou a Rooted Collection apresentada ao mercado como uma coleção 100% produzida nos Estados Unidos. Do algodão ao acabamento. É uma edição limitada. São cinco modelos de calças jeans masculinas e outros três de camisetas.
Cada modelo recebeu o nome do estado que forneceu o algodão para o tecido: Alabama, Georgia, Carolina do Norte, Tennessee e Texas. O denim foi fabricado pela Mount Vernon Mills com indústria em Trion, na Geórgia. As calças foram cortadas e costurada pela Excel Manufacturing em El Paso, no Texas, informa a Wrangler. Não há menção sobre lavanderia. Em comunicado ao mercado, a marca afirma que pretende usar apenas denim feito de algodão sustentável em suas coleções, com a conclusão da transição prevista para até 2025.
Ao concentrar a produção no país, a Wrangler conseguiu montar uma coleção rastreável desde o campo. O informe ao mercado cita as fazendas que forneceram o algodão, que são os primeiros produtores a participar do programa Wrangler Science and Conservation. Cada calça custa em torno de US$ 100 no varejo, posicionando os modelos no segmento premium. As camisetas custam US$ 30 cada uma. Os produtos estão à venda na loja online da marca nos Estados Unidos e e uma rede selecionada de varejistas.
Por enquanto, foram liberados os modelos Texas e Alabama, feitos com denim 100% algodão de 12oz. Os outros estão previstos para chegar ao mercado em junho.
“A introdução desta coleção está alinhada ao nosso objetivo de melhorar continuamente o desempenho ambiental e a rastreabilidade de nossos produtos”, declarou em comunicado o presidente da Wrangler, Tom Waldron.
O Brasil onde pelo menos 70% do jeans vendido é produzido localmente com matéria-prima nacional poderia se preparar para começar a contar algumas histórias.