O balanço divulgado pela organização reporta vendas de R$ 21 milhões, geradas durante os três dias do evento
Desde 2006, Caruaru organiza a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, reunindo confecções e marcas de toda a região que forma o pólo produtivo do Agreste Pernambucano. São duas edições por ano. A de março vende as coleções do inverno. E a de agosto, considerada a mais forte, comercializa os lançamentos do verão.
Com o aumento do número de convidados, a edição da rodada realizada entre 17 e 19 de agosto, com as coleções do verão 2012, superou as expectativas dos próprios organizadores. Um dia antes da abertura oficial do evento, a previsão era de alcançar vendas de R$ 15 milhões, envolvendo 1 milhão de peças, de acordo com João Bezerra da Silva Filho, presidente da ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Caruaru), realizadora do evento.
Contudo, o balanço divulgado na segunda-feira, 22, informava que foram negociados R$ 21 milhões, movimentando 1,6 milhão de peças. O volume gerado nos três dias do evento representa aumento de quase 60% em relação à edição de verão passada, realizada em agosto de 2010, quando o faturamento foi de R$ 13,5 milhões, com 900 mil peças vendidas, segundo Christiane Fiúza, consultora da J&B Consultores, empresa responsável pela organização das Rodadas de Negócios, informou ao portal GBLjeans, em março de 2011, por ocasião da edição de inverno.
Sobre a 11ª rodada, a expansão foi ainda maior. Os organizadores afirmam que em março foi comercializado o equivalente a R$ 11 milhões, patamar acima dos R$ 9,8 milhões informados logo após a realização do evento.
Os resultados apresentados da rodada do verão 2012 também indicam aumento do preço médio negociado. Em média, cada peça foi vendida por R$ 13,12, contra os R$ 12,24 apurados na edição do verão passado.
Em 2011, as duas rodadas ocuparam o terceiro andar do Shopping Difusora, no centro de Caruaru, com 122 expositores de oito segmentos distribuídos por 4,2 mil metros quadrados. É o mesmo número de empresas que participaram da edição de inverno, em março. Todas desenvolvem coleções especialmente para o evento.
Veja a quantidade de empresas por segmento