O movimento em direção ao mundo virtual dos negócios é recente e usado principalmente para aproximção entre marcas e lojistas e canal de reposição
Muitas marcas recorrem à tecnologia para estreitar o relacionamento com os lojistas. Usam a web para vendas, como canal de reposição, para contato ou envio regular de informações consideradas úteis às multimarcas.
A MissBella usa o canal virtual para abastecer os clientes internacionais, no Panamá, e as vendas de reposição para os parceiros locais. “Representa mais uma opção de compra para o cliente, apesar de não ser o nosso principal canal de abastecimento. Os clientes internacionais são os compradores mais assíduos da nossa loja virtual”, conta Paulo Vieira, diretor da marca.
Outro recurso empregado pela MissBella é a produção de uma newsletter eletrônica enviada aos clientes a cada 15 dias. “É um canal de informação pelo qual mostramos o ranking de produtos mais vendidos, tendências de moda, anunciamos promoções e as novidades da marca”, relata o empresário.
A ACT adotou o uso da web para o mercado varejista há pouco tempo e já colhe bons resultados. Para o próximo ano, a empresa vai abrir o canal de vendas virtuais, também, para o mercado do atacado. A ACT também usa a web para o envio de e-mails, nos quais informa os lojistas a respeito das ações executadas pela marca.
A Von Dutch planeja estrear no próximo mês o site brasileiro da marca, que terá áreas específicas para lojistas e representantes. Atualmente, a marca cultiva o relacionamento eletrônico com as multimarcas através de newsletters mensais com informações sobre os produtos e a atuação da marca no Brasil e no mundo. A Doct e a Planet Girls também enviam regularmente e-mails informativos sobre a marca para seus lojistas.
foto: GBLjeans