A adesão é voluntária, mas as entidades avaliam que a exigência dos consumidores pode acelerar a adequação ao padrão proposto
Foi lançada ontem, 09, pela Abravest (Associação Brasileira de Vestuário) e pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a versão oficial da Norma de Padronização do Vestuário Infantil e Bebê. A adesão ao catálogo por parte das empresas é voluntária, ou seja, não haverá fiscalização ou multas para as marcas que optarem por não adotar o padrão proposto.
“O consumidor é o principal fiscal, pois, ficará muito mais fácil escolher as peças de acordo com as novas medidas. Além disso, as normas não vão dificultar os trabalhos, e, sim, direcionar as confecções para um padrão único”, comentou Roberto Yokomizo, coordenador de vestuário infantil da Abravest.
A norma trabalha com 24 medidas. Maria Adelina Pereira, gestora do comitê brasileiro de têxteis e vestuário da ABNT, explica que o documento trabalha com as medidas de corpo, e não de roupa. É uma diferença importante, ressalta a especialista. “As medidas de roupa variam de acordo com o tecido utilizado na confecção e o estilo do modelo”, conclui Adelina.
Dessa forma, as novas etiquetas deverão informar as medidas de corpo para as quais a peça foi criada. Por exemplo, pode indicar altura e cintura para calças. Ao consumidor caberá sair às compras com essas medidas anotadas, sem se basear na idade da criança ou do adolescente.
“As normas dão informações para que se atenda melhor ao consumidor e se aumente o nível de qualidade do que é confeccionado no Brasil. Com a padronização, as exportações passam a ser mais fáceis e as vendas online mais seguras, já que o cliente tem as medidas do corpo para o qual as peças foram confeccionadas”, defende Roberto Chadad, presidente da Abravest.
Como forma de incentivar a adesão às normas, a Abravest decidiu que vai divulgar em seu site todas as microconfecções que optaram pelo padrão, além de vender a Norma com desconto. “As confecções dentro dos padrões devem enviar amostras semestrais para provar que estão dentro das regras e, com isso, a Abravest divulgará as logomarcas no portal, sem custo para as empresas”, informa Chadad.
Medidas masculinas
Com o lançamento do padrão para vestuário infantil, a ABNT e a Abravest passam a concentrar esforços na norma de padronização das roupas masculinas, que deverá ser apresentada em meados de fevereiro de 2010. Para a elaboração do novo catálogo, as entidades convidaram grandes empresas de confecção dos diversos segmentos, como ternos, camisaria, roupa íntima e jeans, para colaborarem. Na área de jeans, a Levi´s é uma das primeiras a confirmar cooperação no projeto. Com lançamento estimado para 2011, as normas de padronização do vestuário feminino devem ter os trabalhos iniciados com o término do setor masculino.
Serviços
.: NBR 15800: Norma de Padronização do Vestuário Infantil e Bebê
Preço: R$ 65,50 (para não associados da Abravest / microempresas não associadas pagarão 1/3 do valor)
: associados da Abravest receberão gratuitamente
Nº de págs: 40 (o comprador escolhe entre a versão em papel, enviada pelo correio, ou a versão eletrônica)
.: NBR 15778: Uniforme Escolar – Requisitos de Desempenho e Segurança
Preço: R$ 19,50
Nº de págs: 04 (o comprador escolhe entre a versão em papel, enviada pelo correio, ou a versão eletrônica)
Onde comprar normas: no site da ABNT ( www.http://www.abntcatalogo.com.br )
foto: divulação FIT 0/16