WeTFB do grupo Duvekot é especializada no segmento de moda, beleza, calçados e acessórios.
Em meio à crise econômica e o esfriamento das vendas, muitos empresários começam a testar mercados fora do Brasil. O norte-americano, por exemplo, está aberto às marcas que queiram abrir frentes e lançar as bases de uma plataforma internacional, mas o problema é a burocracia e os custos da empreitada. Para atender essa demanda o grupo Duvekot criou a agência We the Fashion Brands (WeTFB) para as áreas de moda, beleza, acessórios e calçados. A idéia é facilitar a presença das marcas nos Estados Unidos por meio da chamada economia compartilhada, na qual diversas empresas dividem espaço físico, como escritório e armazenagem, além de receber consultoria sobre a melhor forma de vender seu produto e ajuda nas negociações, explica a diretora da WeTFB, Paula Limena Cury.
O escritório é baseado em Pompano Beach, no estado da Flórida, a 40 quilômetros de Miami, e será um posto avançado dos clientes. A empresa oferece mentoria para planejamento estratégico e adaptação da proposta de valor de cada marca ao mercado americano, desde a sua incorporação, até a operação de varejo ou atacado. A WeTFB se encarrega dos trâmites burocráticos para abrir o negócio, incluindo a contratação de seguro e selo de qualidade. “Pompano Beach é uma cidade portuária facilitando a logística de recebimento das mercadorias”, diz Paula.
De acordo com a executiva, o Brasil não conta com uma cultura exportadora consistente o suficiente para promover crescimento sustentável das marcas em artigos de lifestyle. Para as empresas, é difícil exportar sem uma estratégia consistente para enfrentar a concorrência européia e até da América Latina. “Muitos compradores externos desistem do produto brasileiro devido à burocracia, por isso é muito importante poder realizar negociações e transferências financeiras com agilidade e confiança a partir de uma presença local, desenvolvendo uma relação de longo prazo com os EUA”, explica Paula.
A WeTFB não se sobrepõe às agências de fomento, como APEX e Sebrae, se colocando como um posto avançado dos clientes. “Trabalhamos de forma de co-working onde as marcas poderão compartilhar o espaço físico do escritório e armazenamento para posteriormente se estruturar em um local próprio, se esse for o objetivo”, afirma Paula. Para lojas de varejo, por exemplo, a agência faz uma consultoria sobre a melhor região ou shopping para a abertura do ponto de venda, além das negociações necessárias. “A WeTFB pode funcionar como uma incubadora e até aceleradora de empresas, com participação nos empreendimentos”, afirma.
A mentoria custa de US$ 4 mil a US$ 8 mil por mês conforme o menu de serviços. A empresa já conta com quatro clientes, sendo três na área de moda e um de cosméticos. A meta, segundo Paula, é ter 27 clientes até 2017. A equipe da WeTFB é formada por oito pessoas divididas entre o Brasil e Estados Unidos.