Com o lançamento da cartela de cores 2020, previsto para julho, a tinturaria gaúcha renova o site para veicular as próprias produções de moda.
Para celebrar os 30 anos de empresa, a Lavintec se prepara para uma renovação, que não será tão drástica quanto as anteriores. Pretende adicionar uma boa dose de serviços de moda aos clientes, usando o próprio site. A nova versão do endereço na web será liberada no próximo mês junto com o lançamento da cartela de cores destinada às temporadas 2020, para coleções de malha e tricô, conta Rogério Bridi, fundador da empresa.
Segundo ele, nessa nova fase, a Lavintec fará suas próprias produções de moda. “Vamos mostrar nossas criações, apostando em peças exclusivas, com efeitos diferenciados”, ressalta o empresário. A intenção é mostrar peças cujos efeitos e cores podem ser reproduzidos pela Lavintec. “Teremos controle sobre esses processos”, acrescenta Bridi, que prevê atualizar o serviço mensalmente.
Em 1989, a Lavintec foi fundada para funcionar como uma lavanderia de jeans, para atender marcas do polo gaúcho de produção. Mas, os tempos mudaram muito. O polo da região encolheu, com marcas fechando e outras transferindo operação para estados próximos, como Paraná ou Santa Catarina, e outras indo para ainda mais longe, como o nordeste, lembra Bridi. Com a produção da lavanderia em queda, em 2003 buscou alternativa olhando para o setor de malha e tricô do Rio Grande do Sul que era ainda bem forte.
DE LAVANDERIA À TINTURARIA
Adaptou as máquinas da lavanderia para fazer tingimento de peças prontas de malha e tricô. Conquistou clientes grandes que antes tinham que enviar a produção para Santa Catarina. A operação cresceu e em 2007 já não lavava mais jeans. Até 2012, concentrou o tingimento em peças prontas feitas de algodão cru, incluindo de roupas a bonés e tênis. Foi quando apareceu a oportunidade de comprar uma pequena tinturaria de fios na região de Caxias do Sul, onde fica a Lavintec.
Passou a tingir fios em roca (cone) de algodão, poliéster e acrílico. A diversificação ajudou a equilibrar o volume de produção na entressafra de trabalhos entre setembro e novembro. Desde, então, a empresa mantém as duas unidades que ocupam 20 funcionários. Atualmente, a parte de fios atende sobretudo fabricantes de insumos para a indústria calçadista de Caxias, como cadarços, viés, tiras e elásticos.
Hoje a Lavintec opera quatro máquinas de tingimento de fios que produzem 20 toneladas por mês. Em peças prontas, a empresa processa uma tonelada por dia. No primeiro semestre, peças prontas sustentam 60% da empresa, enquanto no segundo semestre a participação se inverte para fios.