Expansão reflete a recuperação do mercado e as mudanças que envolveram a compra das divisões têxtil, papel e emulsões da Clariant.
No primeiro evento que participa sob a nova marca, a Archroma usou a Première Vision São Paulo como plataforma de divulgação das mudanças de dono e da tecnologia de tingimento com corantes sulfurosos destinada à indústria têxtil de jeans. Desde outubro, as divisões de produtos químicos para as áreas têxtil, de papel e emulsões para tintas de parede da Clariant foram vendidas para a firma de investimento SK Capital, dando origem à Archroma. No Brasil, a mudança contribuiu para o bom desempenho registrado pela divisão têxtil, que tem corantes e auxiliares para a indústria de tecidos e para lavanderias industriais de jeans.
Segundo Márcio Cantanhede, responsável pela área de corantes sulforosos da empresa no Brasil, só com o mercado local a área que comanda cresceu 19%, alcançando 12 mil toneladas vendidas. Ele credita a maior parte do crescimento à própria recuperação do mercado brasileiro e uma parte menor às mudanças de controle, que já refletem a nova estratégia de atuação imprimida pelos sócios americanos. Embora tenha assumido contrato de exclusividade de seis meses na área de coloridos com a Cedro para o lançamento da linha BioFashion, a Archroma começa a trabalhar novos nichos de mercado para a família Optisul C, de corantes sulfurosos destinados às tecelagens de jeans, lançada em julho no Brasil.
A empresa comercializa, ainda, a linha Optisul T, de corantes sulforosos, para as lavanderias industriais de jeans. Como trata-se de mercado muito pulverizado, a Archroma não vende diretamente às lavanderias, explica Cantanhede. O atendimento é feito por um canal de 11 distribuidores que atendem a diferentes regiões. Atualmente, a empresa mantém duas unidades fabris no Brasil dedicadas a produtos da área têxtil, ambas no Rio de Janeiro. A de Resende, com corantes reativos diretos e alguns auxiliares; e a de Duque de Caxias, que produz corantes sulfurosos e auxiliares.