Jeanologia destaca efeitos de laser em malha

Em sua primeira participação direta na Première Vision brasileira, a empresa espanhola enfatizou como usar equipamentos de marcação além do denim.

Consolidada como especialista no desenvolvimento de efeitos de lavanderia e equipamentos de aplicação deles no jeans, a espanhola Jeanologia destacou em sua
primeira participação direta na Première Vision São Paulo os processos a laser realizados sobre tecidos como malha, incluindo bases com elastano na composição, piquê, moletom e tricô. É uma nova fase a ser explorada pela empresa não só no mercado brasileiro, vencendo a resistência das lavanderias de aplicar o laser nesse tipo de tecido pelo risco de cortar sem querer o tecido.

Segundo a empresa, basta controlar a intensidade do feixe de luz emitido pela máquina – bem menos intensa que o nível trabalhado com o denim – para conseguir diferentes efeitos sobre a malha. Foi o que a Jeanologia procurou mostrar em seu estande na feira brasileira. Como geralmente as peças feitas em malha ou seus derivados (moletom, piquê, tricô) constituem a parte de cima do vestuário, o trabalho de laser fica mais fácil de ser aplicado nos modelos de mesa. Por enquanto, ainda não há opção de manequins para aplicação no tronco, apenas de pernas, nos equipamentos de marcação.

No exemplo da camiseta verde, com desgaste em forma de meias maçãs, foi usado feixe de luz em baixa intensidade para a marcação e depois alta intensidade para fazer os furos que representam as sementes. Degradês, estampas, desgastes de cor foram outros exemplos exibidos pela empresa para malhas, usando máquinas de geração de ozônio associadas ao laser.

Para o jeans, além da coleção mostrada em Paris no segundo semestre, a empresa ressaltou o trabalho de sombra obtida com laser para a aplicação de estampas com efeito de relevo, considerada uma das novidades em efeitos para as próximas estações.

GALERIA DE FOTOS


  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
  • Foto 5
  • Foto 6