Empresa de Santa Catarina que atende o segmento de beneficiamento de jeans com máquinas de marcação a laser iniciou oferta de soluções para substituir as facas gráficas.
A preocupação com processos sustentáveis e economia de água tiveram impacto positivo na venda de máquinas para marcação a laser para confecções e lavanderias. Atenta à demanda, a Automatisa, fabricante de equipamentos de Santa Catarina, vai apresentar durante a Tecnotêxtil Brasil – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil, que acontece entre os dias 7 e 10 de abril, em São Paulo, a Mira 3E que emprega menos produtos químicos, e a ID Laser Eco Fiber para codificação de produtos.
Além de ampliar a capacidade dos produtos da linha Mira para a indústria de beneficiamento de jeans, a empresa está entrando no setor gráfico. Anunciou a Vista que faz corte e meio corte digital a laser de materiais em rolo, como etiquetas tecidas, bordadas e adesivas, substituindo as facas gráficas físicas. “Percebemos um movimento de mercado para baixas tiragens e baixa complexidade em rótulos, e começamos a oferecer soluções para esse segmento”, explica a diretora comercial, Joana de Jesus. Entre as tendências do setor de máquinas, a executiva aponta um movimento da indústria em direção à simplicidade de uso, robustez e oferta de serviços associados. “A Mira com potência de até 530W, reduz o consumo de produtos químicos e abrasivos, aumenta a padronização e qualidade dos produtos”, explica.
A Automatisa atende a indústria de vestuário para a produção de bordados, confecções, couro e calçados, etiquetas tecidas e etiquetas de cós; aplicações em chapas não metálicas para comunicação visual, móveis e objetos de decoração; codificação e identificação para personalização de peças. Para o setor gráfico oferece equipamentos com corte digital a laser sobre materiais como rótulos e etiquetas gráficas, além de impressões planas para materiais em baixa tiragem. Segundo Joana, a empresa espera crescer 25% neste ano.
Entre os clientes da Automatisa estão Malwee, Grupo Dass, Ramarim e Paquetá no segmento de vestuário; Acrílicos Santa Clara e Al Componente para chapas não metálicas; Tramontina, HT Micron Semicondutores e Armas Taurus para codificação e identificação; R&S Etiquetas e Gráfica PEX no setor gráfico, e a Jhon Deere e Iveco Fiat no metal mecânico.