Novo modelo combinará redução da planta da Hering e contratação de parceiros industriais para malhas diferenciadas.

A partir de maio a holding Azzas 2154 inicia processo de transição pelo qual concentrará toda a produção de malha das marcas do grupo em Blumenau, em Santa Catarina. Na cidade funciona a planta industrial da Cia Hering, que terá a capacidade produtiva reduzida. E que será compensada pela contratação de parceiros industriais da região do Vale do Itajaí que responderão pelas malhas diferenciadas.
“Vamos transformar Blumenau no que é Campo Bom para calçado”, afirmou a analistas de mercado Alexandre Birman, CEO da Azzas 2154, em teleconferência de resultados do 1º trimestre de 2025. Campo Bom é a cidade do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, que concentra todo o desenvolvimento e parte importante da produção de calçados das marcas do grupo.
Conforme o empresário, a unidade de Blumenau da Hering concentrará o desenvolvimento das coleções de malha das marcas do Azzas 2154 e fará toda a gestão do sourcing, inclusive das operações de importação.
Por esse modelo, a capacidade da planta de Blumenau ficará menor, concentrada na produção de dois tipos de malha, e na tinturaria de produtos lisos. A outra parte será terceirizada.
De acordo com Birman, o maior impacto da mudança será nas coleções das marcas de moda masculina. “Hoje 70% dos skus de Reserva, Oficina e Foxton são produzidos em malha”, informou na teleconferência.
CRESCIMENTO DE 2 DÍGITOS
No 1º trimestre de 2025, o grupo Azzas 2154, dono da Hering, da Farm e da Animale entre outras marcas, registrou receita líquida de R$2,6 bilhões. O valor representa crescimento de 13,9% sobre o 1º trimestre de 2024. A comparação consolidada do desempenho das marcas ex-Arezzo&Co e do Grupo Soma nesse trimestre é pro-forma.
Isso porque as operações das duas companhias só foram unificadas a partir de agosto de 2024. Nessa comparação não auditada, o lucro líquido somou R$117 milhões.
O bom desempenho foi puxado pelas unidades de vestuário, especialmente feminino que sustentou alta de 27,1% de janeiro a março, mostra o balanço financeiro.
Vestuário democrático, unidade de negócios que opera as marcas Hering, cresceu 19,4% e Vestuário Masculino sustentou avanço de 12,6%.
Responsável pela maior receita do grupo, a unidade de calçados e bolsas apresentou alta de 4,8%.
No trimestre, o grupo segurou investimentos, aplicando R$84,4 milhões, 11,8% a menos que no mesmo trimestre do ano passado.
O Azzas 2154 atua com 2.107 lojas de varejo físico, sendo 853 de calçados. Em seguida, aparece a rede da Hering com 686 lojas, das quais 54 são megalojas.
As marcas de vestuário feminino operam 323 pontos de venda e vestuário masculino, outras 245 unidades.
Além do atacado com multimarcas, as marcas do grupo atuam no varejo físico com lojas próprias (589) e franquias (1.476), além de 42 operações internacionais.
foto: divulgação