A marca de exportação promoveu ajustes no estilo country de luxo, que faz sucesso no exterior, para a demanda local, que em dois anos responde por 20% da produção
Criada como produto de exportação, há dois anos a BrazilRoxx resolveu participar também do mercado brasileiro. O showroom foi aberto na capital paulista para atender multimarcas locais, com perfil de clientes na faixa considerada jovem senhora. Rose Pitelli, uma das sócias da empresa, diz que é um mercado ainda novo para eles, mas que conhecendo a brasileira, que não é tão adepta a brilhos e aplicações, foram feitas algumas peças mais limpas para esse público.
A estratégia funcionou. Atualmente, a BrazilRoxx conta com cerca 60 pontos de venda, entre São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e Ceará – mas a maior compradora é a paulista, revela rose. É uma rede pequena, se comparada aos 300 pontos de venda conquistados desde 2003, a maior parte deles localizada nos Estados Unidos. Mas, nesse curto período de tempo, a operação local já responde por 20% das 10 mil peças produzidas mensalmente pela marca, cuja modelagem, que foi feita pensando no corpo das brasileiras, acabou agradando em cheio as americanas e, mais tarde, as européias.
“Na época que começamos só era bom o que vinha de fora; as pessoas só queriam comprar importados, então, a ideia da BrazilRoxx foi fazer justamente o contrário. Pensamos: temos uma mão-de-obra extremamente qualificada, bons tecidos, por que não mandar daqui pra lá?”, conta Rose, com entusiasmo. O projeto deu certo, os modelos da marca foram muito bem aceitos na terra do Tio Sam.
Rose ainda lembra que as americanas foram um pouco resistentes no começo. “Uma mulher que usava 40 costumava comprar calças 44, elas não gostavam de nada que marcasse o corpo. Nós tivemos que ensiná-las a usar o tamanho certo”, diverte-se ela. O foco da marca nos Estados Unidos ainda é basicamente o mercado western, com peças muito enfeitadas, bem ricas de detalhes que fazem sucesso no mundo country americano. Tanto que muitas estrelas da música usam peças da marca, como a musa country Reba McIntyre, Steven Tyler e até a Beyoncé.
Segundo a empresária, o foco da marca realmente não é fazer um jeans básico, mas sim agregar valor ao denim. “Nós privilegiamos o embelezamento da peça. Usamos um tecido especial de denim com elastano que ‘abraça’ o corpo da mulher, enxugando medidas, levantando o bumbum e proporcionando um visual sexy”, explica. A empresa também leva o conceito de made in brazil bem a sério, todas as peças são feitas aqui e só vão para fora depois de totalmente prontas.