O consultor português Ricardo Batista abordou detalhes de beneficiamento do jeans, apontando as principais tendências nas próximas temporadas
A Canatiba Têxtil realizou o preview de tendências para o inverno 2010 e verão 2011 na última sexta-feira, 24, apresentando parte de suas apostas em efeitos e lavagens para as duas estações. No evento, o consultor e designer português Ricardo Batista destacou alguns dos trabalhos que estarão em alta nas estações, como a volta dos processos estonados para o inverno 2010 e a continuidade de efeitos de saturação e manchas para o verão seguinte. Especializado em beneficiamento do denim no mercado europeu, o consultor destacou a importância das experimentações em laboratório para conseguir processos inéditos a partir de receitas conhecidas.
“Lavanderia, confecção e estilo devem estar sempre interligados e é importante que se domine os processos, pois, dessa forma, os riscos são evitados. Pequenos detalhes podem fazer grande diferença em uma peça e as receitas para os processos devem ser constantemente modificadas, para que novos efeitos possam ser descobertos”, observou Batista.
As resinas continuam com força no próximo inverno, ajudando na reprodução de efeitos tridimensionais, pigmentados, luminosos e de toque diferenciado. Mas o consultor recomenda às lavanderias não economizarem nos processos, sob o risco de o efeito não sair como esperado. “E é importante que receitas e ciclos sejam readaptados em função do tipo de efeito que se procura”, comentou ele.
A dica em resina: a aplicação pelo lado avesso da peça pode, também, produzir efeitos de luminosidade nas peças.
Para trabalhos de saturação e descoloração, o cloro será o produto mais empregado, e aparece em trabalhos de tie-dye, por exemplo, tendo, também, a resina como elemento do processo. “Uma peça resinada do avesso, amarrada aleatoriamente e imersa no cloro produz efeitos manchados. Mas é preciso saber diferenciar efeitos de defeitos, pois, se criar um processo é difícil, reproduzí-lo em escala é ainda mais complicado”, resumiu.
Em processos de desgaste, Batista acredita que trabalhos com jato de areia serão os mais populares, tendo, em alguns casos, a ajuda da lixa para reforçar os efeitos em determinadas partes da peça. Ele reforçou a necessidade de a lavanderia estudar atentamente a melhor localização dos desgastes nas peças antes da aplicação, evitando os efeitos espelhados. “O desgaste de uma peça usada por qualquer pessoa nunca será igual nas duas pernas de uma calça, por exemplo. As aplicações devem ser feitas em locais que seriam naturalmente desgastados, têm que ter uma razão de ser”, defende o consultor.
Efeitos sujinhos, esponjados e mercerizados também foram citados para o inverno do próximo ano. E devem aparecer nas coleções em diferentes luminosidades, toques e visuais. A aplicação de enzimas para efeitos de estrias e estilo vintage é outra aposta, na opinião dele, assim como os tingimentos em base PT (pronto para tingir).
Para o verão de 2011, a saturação e as manchas aparecem bem claras, assim como os efeitos sujinhos e descarregados, feitos com a descoloração usando cloro. “Os efeitos seguem os mesmos do inverno para o verão, mas com componentes e receitas químicas diferentes”, concluiu.
fotos: GBLjeans