Além de produtos, fabricante atua com investimentos em fábrica e ações comerciais para manter crescimento em 2025.

Com o mercado brasileiro pressionado e o varejo em ritmo desigual, a Canatiba Têxtil recorre cada vez mais ao desenvolvimento de tecidos especiais de maneira a contornar os desafios e crescer em 2025. A companhia reforçou os investimentos em tecnologia industrial e aposta em coleções que valorizam construção, acabamento e valor percebido como alternativa à competição intensa por preço que marcou o semestre até maio.
“O começo do ano não foi espetacular, mas conseguimos contornar os desafios ao intensificar nosso foco em produtos especiais e ações comerciais inteligentes, sem abrir mão da eficiência operacional”, afirma Fábio Covolan, diretor de marketing da Canatiba. Para sustentar essa diferenciação, a Canatiba realizou novos investimentos em sua planta industrial, instalada em Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo.
Aumentou a capacidade de tingimento e aprimorou linhas de acabamento voltadas à unidade Special Fabrics. “Estamos instalando novos equipamentos que permitirão criar acabamentos diferenciados, incluindo toques mais suaves e visuais sofisticados inspirados em referências como o algodão tipo pima”, comenta o diretor.
Com sinais de recuperação a partir de maio, a Canatiba projeta um segundo semestre mais aquecido que o primeiro, embora mantenha cautela diante da volatilidade política e econômica. “A saída está na reinvenção constante. Estamos atentos ao custo, à construção da cadeia e à necessidade de inspirar o cliente”, diz Fábio Covolan. Ele ressalta que no início do ano, com mais de 70 milhões de brasileiros endividados, segundo dados do Serasa, o consumo desacelerou principalmente nas camadas intermediárias e no atacado de moda, que atende o Brasil profundo.
INVERNO 2026
Sob o tema Re-Despertar, a Canatiba lançou a coleção de inverno 2026 na semana passada, em São Paulo. No denim, a coleção da Canatiba recorre a tons ultraintensos de índigo, tecidos pré-encolhidos com toque macio e tecnologias que dispensam lavagem industrial, além de novidades como o selvedge denim, o jacquard denim onça e o Nebraska, tecido que apresenta efeito ‘snow’ por meio da aplicação de resina branca.
Já na linha Special Fabrics, tecidos consagrados como Ryan, Viscolino, Ajar e Danúbio PT ganham novas cores e tecnologias voltadas ao conforto térmico.
Durante a semana de lançamento, a Canatiba montou em seu showroom na Denim City São Paulo a Experience Store, uma loja temporária onde vendeu três modelos de jeans a fim de demonstrar a versatilidade dos novos tecidos de denim – um de jaqueta e um de calça reta no Selvedge Denim, desenvolvido pela empresa em parceria com Nelson Levada, profissional do setor que morreu no início do ano, e um de wide leg em jacquard onça.
Toda a renda arrecadada será revertida para a APAE de Santa Bárbara d’Oeste, ressalta o diretor.
foto: divulgação