Evento previsto para 2016 tem como objetivo potencializar as operações comerciais na região, considerada o quinto pólo têxtil do país.
Como importante eixo de moda do nordeste, o estado do Ceará está definindo um calendário próprio de eventos para movimentar o setor na região. O primeiro será o Salão Internacional de Moda e Negócios: Ceará Moda Contemporânea, está previsto para ser realizada de 27 a 29 de abril de 2016, no Centro de Eventos do estado, em Fortaleza. A iniciativa foi lançada no último dia 19 de agosto pelos representantes da cadeia produtiva da região – Sindroupas, Sindconfecções e Sinditêxtil. Segundo as entidades, o objetivo é criar visibilidade para as marcas expositoras, estimular vendas por pedido, além de oferecer informações e serviços para lojistas do Brasil e do exterior. O setor de moda emprega 70 mil pessoas no estado, representando 7% do PIB, e é o quinto pólo têxtil do país.
O salão é promovido pela Câmara Setorial do Vestuário, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Adece – Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará, e vai reunir empresas de moda feminina, masculina, infantil, moda íntima, praia, fitness, acessórios, têxtil e aviamentos.
Os organizadores esperam a participação de cem expositores que terão oportunidade de apresentar suas coleções, prospectar novos clientes, vender para lojistas e distribuidores dos mercados nacional e internacional, estabelecer contato direto com clientes e fornecedores e potencializar suas marcas. O público-alvo do salão é composto por grandes magazines, lojas, redes atacadistas, formadores de opinião e jornalistas especializados, e não será aberto ao consumidor final.